Publicado em 05/10/2019 às 08:33, Atualizado em 04/10/2019 às 20:56

NOVA ANDRADINA: Campanha conscientiza sobre a violência contra a pessoa idosa

Objetivo é sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da pessoa idosa.

Redação,
Cb image default
Divulgação

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI) em parceria com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcias) está promovendo uma série de iniciativas para comemorar algumas datas alusivas aos idosos como a Semana Nacional do Idoso e o “Dia Internacional da Pessoal Idosa”.

O objetivo é sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar das pessoas maiores de 60 anos. A definição das estratégias e ações realizadas foram discutidas em reunião do Conselho.

No dia 1º de outubro, data em que foi instituído o “Dia Internacional da Pessoa Idosa”, pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi iniciada a campanha de conscientização sobre a violência contra os idosos nos órgãos de comunicação, em especial, as rádios de Nova Andradina, com entrevistas e debates sobre a temática.

Durante o mês, estão programadas blitz educativas e palestras. O encerramento das atividades ocorrerá no dia 30 de outubro, na Câmara Municipal, onde acontecerá o 1º Colóquio de Política Pública de Atendimento para Pessoa Idosa, objetivando proporcionar debates intersetoriais com o poder judiciário, promotoria de justiça, secretária de saúde e assistência social.

No tocante à Semana Nacional do Idoso, de 23 a 27 de setembro, foi organizada uma tarde de lazer e cultura, onde os idosos de Nova Andradina e Nova Casa Verde interagiram com os municípios Taquarussu e Anaurilândia. Encerrando as atividades da semana com chave de ouro, a Cidade Sorriso sediou uma grande competição: a Super Liga de Vôlei Adaptado, com presença de mais cinco municípios.

Ações já desenvolvidas pelo Conselho em conjunto com a Semcias

Dentre as ações executadas pelo Conselho, houve a participação no Projeto: Idoso vai à Escola nas dependências da Escolha Estadual Marechal Rondon, com a realização de atividades recreativas que proporcionaram a interação entre alunos e idosos.

Dentro das competências do Conselho, foi realizada visita de acompanhamento no Condomínio Idoso – Margarida de Souza Lopes.

Em conjunto com a Semcias, o Conselho também esteve presente nos Jogos da Melhor Idade com a participação de 24 municípios.

Vale ressaltar que o Conselho tem o papel ativo na Política voltada a pessoa Idosa, realizando articulações durante todo o ano, atuando como órgão fiscalizador, apurando denúncias e promovendo um amplo e transparente debate das necessidades e anseios dos idosos, encaminhando propostas aos poderes municipais e as principais responsáveis pela execução das ações.