Publicado em 08/04/2021 às 15:13, Atualizado em 08/04/2021 às 16:15

Nova Andradina apresenta baixa incidência de dengue em 2021

A previsão é de que os casos notificados caiam ainda mais a partir de devido à estiagem de inverno.

Redação,

Nova Andradina contabilizou 18 notificações de dengue no ano de 2021. No mesmo período, no ano passado, foram 189 notificações. No comparativo, o número é 10 vezes menor.

Os dados estão disponíveis no banco de dados oficial do estado de Mato Grosso do Sul (SINAN Online). Mediante essas informações, o Departamento de Controle de Vetores da Prefeitura de Nova Andradina elabora as estratégias, ações e interlocuções entre as equipes técnicas.

De acordo com o último boletim epidemiológico, o município apresentou baixa incidência de dengue (abaixo de 100 casos por 100 mil habitantes). São 18 casos prováveis*, e apenas 2 já confirmados (1 no mês de janeiro e 1 em março). Os demais casos seguem em investigação.

Na análise da equipe de saúde, houve uma queda abrupta de 1050% no número de casos no mesmo período do ano passado. Os bons resultados podem ser atribuídos ao trabalho dos agentes de mutirão da limpeza e agentes de endemias, associado a participação da população, importante parceira na prevenção e combate aos criadouros do mosquito aedes aegyti.

“A previsão é de que os casos notificados caiam ainda mais a partir de devido à estiagem de inverno. Seguimos firme com o trabalho de visita nas casas, orientação aos munícipes, vistoria de inspeção em imóveis, empresas e terrenos baldios, e a limpeza das áreas públicas. Essa rotina faz parte do combate educativo e preventivo realizado durante todo o ano. Com o apoio dos nova-andradinenses vamos conseguir eliminar de vez a dengue do município”, declarou o secretário Sérgio Maximiano.