Buscar

28/11/2017 às 06:34, Atualizado em 27/11/2017 às 21:36

NOVA ANDRADINA: Alunos da Escola Fátima Gaiotto desenvolveram projeto

O projeto cisterna para armazenamento de águas das chuvas.

Cb image default
Divulgação

A Escola Estadual Professora Fátima Gaiotto Sampaio, por meio da Disciplina de Conectados do PROEMI – organizaram e colocaram em funcionamento uma cisterna para armazenamento de Águas das Chuvas. Na conjuntura criou a Pedra Fundamental dos Alunos do Ensino Médio, visando promover uma linha do tempo de desenvolvimento escolar rumo ao ensino superior.

Os Projetos têm o intuito de coadunar e promover a interdisciplinaridade escolar, uma vez que assim podemos ver a junção de Química, Física, Geografia, Matemática, Biologia, Sociologia e História que de forma peculiar contribui para entendermos a necessidade de economizar e evitar o desperdício de águas, assim como o armazenamento de águas para momentos de maior necessidade e/ou falta em períodos de estiagem.

Sobretudo, vale salientar o papel empreendedor dos educandos que estabeleceram parceria e trabalho com a escola, com o docente e a direção escolar. Foi de grande valia toda a atuação dos educandos para que chegássemos à conclusão da cisterna que foi posta em prática como valor edificador da escola, na segunda-feira, dia 20 de Novembro – dia da Consciência negra, uma data especial para estabelecer também o dia da Conscientização Humana.

Cb image default
Divulgação

Não obstante, concluí-se o projeto com o lançamento da Pedra Fundamental dos Alunos, situação que prima pela idealização de entender a evolução dos alunos no período de dez anos, em que será aberta a caixa guardada em uma urna subterrânea também construída por alunos e professores para guardar fotos, cartas, jornais atuais, tendo como principio a cristalização do ideal que a escola enseja para alunos.

Na organização da cisterna houve a importante ação de Ademar Aparecido Rodrigues Suares, que cursa Licenciatura da Computação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Projeto, Pibid, funcionário da SANESUL – que desenvolvendo seus estágios escolares foi imprescindível para o desenvolvimento da Cisterna. O Coordenador Luiz Carlos Deodato que atuou de como encanador, pedreiro com mão de obra para a adaptação da Cisterna e da Pedra Fundamental.

O Professor Claudinei Araújo e o Diretor da escola, Prof. Abmael Rocha Júnior, elaboradores do Projeto com a Rosemeire Oliveira, diretora Adjunta da Escola fortemente atuaram para que o projeto fosse posto em prática. Assim objetivam dizer que os alunos não são Tijolos na Parede, mas seres humanos em continua transformação e que merecem sair da sala de aula para factualmente ver a importância da sala de aula em seu constructo histórico-social.

Com informações da Escola.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.