Publicado em 27/01/2020 às 10:30, Atualizado em 27/01/2020 às 00:19

No presídio de Ivinhema, horta cultivada por internos garante doação de verduras a seus familiares

Além dos familiares dos custodiados, as hortaliças cultivadas no local também já vinham sendo doadas a instituições assistenciais da cidade.

Redação,
Cb image default
Divulgação

No Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Ivinhema, os familiares de custodiados podem levar para casa verduras produzidas na horta do presídio. A entrega começou a ser feita na última quarta-feira, durante o dia destinado a visitas.

De acordo com o diretor da unidade penal, Leôncio Elídio dos Santos Junior, no primeiro dia, foram doados 20 kits de hortaliças produzidas no presídio com mão de obra prisional e que estão enriquecendo a alimentação dos familiares dos internos. Foram distribuídos couve, rúcula, quiabo, berinjela, jiló, almeirão e cebolinha, todos higienizados e embalados no estabelecimento penal.

Além dos familiares dos custodiados, as hortaliças cultivadas no local também já vinham sendo doadas a instituições assistenciais da cidade. “Estamos inovando com esse projeto de entregar aos familiares, que será desenvolvido uma visita por mês, mantendo a finalidade inicial de ressocialização de internos e atendendo não apenas às entidades filantrópicas do município e região”, destacou o dirigente.

Para o diretor, o labor na horta contribui para o bom comportamento dos custodiados, pois gera ocupação produtiva e remição na pena. “Além disso, é uma forma de nossos reeducandos ajudarem às suas famílias e também às entidades que precisam”, afirmou. “É uma forma do sistema penitenciário retribuir à sociedade o que é gasto com a manutenção da unidade”, complementou.

Conforme Elídio, a atividade é possível graças à parceria com entidades locais e a Prefeitura Municipal, por meio de suas secretarias municipais, com doação de subsídio dos materiais necessários para manter a produtividade na unidade penal.