Buscar

25/07/2016 às 09:00, Atualizado em 27/07/2016 às 12:15

OPERAÇÃO VEREDAS: 3000 cabeças de gado já foram retiradas de áreas de preservação da APA federal

Terminou neste final de semana a primeira fase da Operação Veredas, organizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com o Ibama, Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Taquarussu.

Segundo a assessoria da PMA, mais de 3000 cabeças de gado foram retiradas pacificamente de áreas embargadas pelo ICMBio, de áreas de preservação permanente (APP) e de áreas de reserva legal (RL) localizadas no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná.

De acordo com o chefe da APA, Erick Caldas Xavier, parte fundamental do sucesso desta operação, que já pode ser considerada uma das maiores já realizadas pelo ICMBio na região, se deve ao esforço da Prefeitura de Taquarussu em orientar e informar os produtores rurais quanto à importância de garantir a integridade das áreas legalmente protegidas. "Muito além das multas, das apreensões e das sanções de embargo, o mais importante é que agora sem a presença do gado, estas áreas poderão começar a se regenerar cumprir a sua função ecológica" afirmou.

Segundo dados da coordenação de proteção da APA, 862 hectares de fazendas com irregularidades já foram embargadas e apesar do Instituto Chico Mendes ter aplicado a multa mínima pelos danos à vegetação nativa, os valores já alcançam R$ 8.610 milhões a um único pecuarista.

Além dos danos à vegetação nativa para a conversão em pastagem, canais de drenagem irregulares foram abertos no interior de áreas de reserva legal. Para evitar a continuidade dos danos às áreas úmidas e às veredas uma retroescavadeira foi apreendida pelos fiscais.

Diligências foram realizadas também em assentamentos rurais e em outras fazendas da região de Taquarussu/MS. Parte das vistorias tem como objetivo atender o Ministério Público Estadual e Federal e segundo o ICMBio estão previstas mais ações fiscalizatórias na região. (Com informações da PMA).

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.