Publicado em 08/12/2020 às 16:00, Atualizado em 08/12/2020 às 16:14

MS vai adquirir vacina contra coronavírus 'sem olhar paternidade', diz governador

Governador tenta negociar com Ministério da Saúde, mas também mantém tratativas com São Paulo

Redação,
Cb image default
Divulgação

Na manhã desta terça-feira (8), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que Mato Grosso do Sul já possui recursos para adquirir vacinas contra o novo coronavírus, caso o Ministério da Saúde não tome a frente para a compra.

Azambuja destacou que, independente da ‘paternidade’ da vacina, os imunizantes serão aplicados na população do estado.

“Nós vamos fazer todo o esforço para trazer a vacina para MS independente de onde venha. Essa questão de paternidade se é chinesa, americana, inglesa ou se é da Rússia, isso para mim não interessa. Se ela for aprovada pelos órgãos de vigilância, que é a Anvisa, é bem-vinda no Estado e nós iremos disponibilizar”, disse.

O governador destacou que mantém diálogo com o governador de São Paulo, João Dória, e com o Instituto Butantan. Ele ainda tem esperanças de, após a reunião com o Ministério da Saúde de hoje, definir junto aos outros governadores a questão.

“Temos recursos disponíveis para comprar as vacinas e o governo do estado está reservando. Conversei com São Paulo e o Instituto Butantan para disponibilizar. Mas pelo Plano Nacional de Imunização, quem coordena é o Ministério da Saúde, hoje estarei em videoconferência com o ministro Pazuello da saúde, ministro da Casa Civil, general Ramos para discutir com todos os governadores. Se ministério não fizer coordenação, ou não aceitar a paternidade de alguma vacina que possa ser aprovada. Não tenha dúvida que nós vamos adquirir no Mato Grosso do Sul, nós vamos comprar e disponibilizar com o plano de vacinação que deveria ser organizado pelo Ministério”, finalizou.

Ele também prestou solidariedade as famílias que perderam parentes na pandemia.