Publicado em 31/08/2020 às 10:30, Atualizado em 30/08/2020 às 22:31

MS tem saldo positivo de empregos em julho, mas setor da educação amargou prejuízo

Saldo para o setor foi de -239 vagas

Redação,

Os dados do Novo Caged mostram que Mato Grosso do Sul teve saldo positivo de 2.635 postos de trabalho no mês de julho deste ano. Porém, no setor da educação o saldo foi negativo, com – 239 vagas com carteira assinada.

Conforme os números, em julho MS contratou 16.251 pessoas com carteira assinada. No entanto demitiu 13.616. O destaque ficou com o setor da indústria em geral, que teve saldo positivo de 1.438 vagas.

Educação

No entanto, a educação, sobretudo a privada, viveu um de seus piores momentos. Com as escolas fechadas por causa da pandemia, não houve alternativa para os empresários a não ser a demissão. Esse fenômeno ocorre em todas as unidades da federação.

Tentativas

Representantes de escolas privadas de Campo Grande tentam, desde julho, promover o retorno das aulas presenciais. As discussões são feitas com a prefeitura e Ministério Público Estadual, mas não avançaram. Aliás, houve até consenso que a situação em julho e agosto estava grave na Capital, sobretudo com a alta taxa de ocupação de leitos de UTI (à época em 79%) e não haveria chances de retorno.

Conforme o TopMídiaNews mostrou em 13 de agosto, após mais uma rodada de negociação entre as partes, ficou decidido que a próxima tentativa de retorno às aulas seria em 10 de setembro. Porém, tudo depende de aval das autoridades sanitárias.