Buscar

10/10/2019 às 10:00, Atualizado em 09/10/2019 às 21:53

MS tem média de 118 notificações de dengue por dia, aponta boletim

Em Campo Grande são 16.284 notificações da doença, quase metade do total. Em Três Lagoas foram mais 3.509 casos.

O número de vítimas por dengue em Mato Grosso do Sul se manteve estável, mas as notificações apresentaram alta de 1,39%, totalizando 33.205 casos ao longo do ano, média de 118 a cada dia, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgado nesta quarta-feira (9).

Em Campo Grande são 16.284 notificações da doença, quase metade do total. Em Três Lagoas foram mais 3.509 casos.

Agora, com o retorno do período chuvoso, aumenta a preocupação das autoridades com o número de casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

A doença fez 27 vítimas ao longo de 2019. Campo Grande e Dourados registraram cada oito casos. A última morte foi de uma idosa, de 78 anos, moradora do município do interior. Em Três Lagoas são três mortes e Coxim mais duas. Maracaju, Ponta Porã, Corumbá, Costa Rica, Amambai e Miranda têm uma morte cada.

Dos 79 municípios, 75 apresentam alta incidência, ou seja, acima de 300 casos por 100 mil habitantes. Somente Aquidauana, Anastácio, Inocência, Juti e Paranhos estão na lista de municípios com média incidência da doença, registrando de 100 a 300 casos por 100 mil habitantes.

A principal forma para combater a proliferação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chinkungya, é evitando a proliferação do mosquito, efetuando a limpeza das calhas, caixas d’água e piscinas.

Os potes de água dos animais de estimação, pratos que ficam em baixo de vasos de plantas, banheiros que não são frequentemente utilizados e até brinquedos espalhados pelo quintal também precisam de atenção, já que os ovos do mosquito permanecem no recipiente por até seis meses mesmo sem água, esperando o momento exato para eclodirem.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.