Buscar

06/01/2021 às 13:46, Atualizado em 06/01/2021 às 15:48

MS tem 90% das lavouras de soja em boas condições produtivas

Conforme a Famasul, a área plantada de soja em Mato Grosso do Sul está estimada em 3,645 milhões de hectares.

Cb image default
Foto - André Bento

O mais recente boletim Casal Rural divulgado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) reforça otimismo com a safra de soja 2020/21. Conforme levantamento do Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), o Estado tem 90% das lavouras em boas condições produtivas.

Esse cenário foi observado em visitas feitas pelos técnicos do projeto na última semana de dezembro passado, período marcado por chuvas com pancadas isoladas em todo o território estadual, resultante em índices entre 5 e 100 milímetros, “contribuindo para o aumento da umidade no solo e com isso favorecendo o desenvolvimento das plantas”.

A publicação detalha ainda que apenas 1% das lavouras sul-mato-grossenses tem classificação “ruim”, devido a critérios negativos, “como alta infestação pragas (plantas daninhas, pragas e doenças) ou falhas de stand, desfolhas, enrolamento de folhas, amarelamento precoce das plantas, dentre outros defeitos que causem a perda produtiva em alto potencial”.

Outros 9% foram classificados como “regular”, já que as plantas “apresentam poucas moléstias por pragas, stand razoável e pequenos amarelamentos das plantas em desenvolvimento”.

Para haver a classificação de “bom”, o cultivo não pode apresentar nenhuma das características negativas anteriores. Isso significa que 90% das lavouras do Estado possuem “plantas viçosas e que garantem uma boa produtividade”.

Conforme a Famasul, a área plantada de soja em Mato Grosso do Sul está estimada em 3,645 milhões de hectares. Trata-se de aumento de 7,55% no comparativo com o ciclo anterior, de 3,389 milhões de hectares.

Embora a produtividade média esteja estimada em 53 sacas por hectare, abaixo das 55,7 colhidas na safra anterior, a expectativa é de que a produção cresça, passando de 11,325 milhões de toneladas para 11,591 milhões de toneladas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.