Buscar

20/10/2022 às 08:05, Atualizado em 19/10/2022 às 20:24

MS soma 6 denúncias de assédio eleitoral no trabalho; saiba como denunciar

Todos os casos foram denunciados no 1º turno das eleições

Cb image default
Casos de assédio eleitoral são denunciados ao MPT-MS. (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul já registrou seis denúncias de assédio eleitoral no trabalho. Os casos foram relatados após o primeiro turno das Eleições de 2022.

Os dados são do MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul). Assim, seguem sendo investigados pelo Ministério.

Destes, dois viraram inquéritos policiais. O procurador do MPT-MS, Paulo de Moraes, informou que um dos casos aconteceu no interior de MS.

O assédio eleitoral acontece quando o empregador ameaça o funcionário com a perda do emprego ou piora no ambiente de trabalho em troca de voto. Além disso, também se caracteriza a troca de benefícios pelo voto.

Segundo o MPT-MS, existem cinco episódios de assédio eleitoral no ambiente de trabalho no Estado. Enquanto no Brasil são 447 denúncias. Ou seja, os casos em MS representam 1,3% do montante nacional.

Em 2018, o Brasil registrou 212 denúncias de assédio eleitoral. Então, o número de relatos mais que dobrou desde as eleições de 2018 no cenário nacional.

Como fazer uma denúncia de assédio eleitoral?

O trabalhador que suspeitar das condutas do empregador e identificar possível assédio eleitoral dentro do ambiente de trabalho pode denunciar por duas plataformas. Assim, as denúncias de assédio eleitoral podem ser registradas no próprio Ministério.

Então, basta entrar no site do MPT e clicar na página ‘Denuncie’. Logo após, o cidadão deve selecionar o estado e o município.

Após, basta preencher os campos das perguntas, como a descrição das irregularidades trabalhistas, o período de ocorrência e onde acontecem.

Além disso, os trabalhadores podem denunciar pelo aplicativo "Pardal", disponível para Android e iOS. Por fim, vale lembrar que a denúncia pode ser sigilosa.

Com informações do Midiamax

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.