Buscar

10/08/2020 às 17:00, Atualizado em 10/08/2020 às 17:42

MS é um dos estados que mais investiu em saúde nos oito meses de 2020

O estado ultrapassou a meta estabelecida por lei

Mato Grosso do Sul investiu 12,8% em recursos no setor da saúde nestes oito primeiros meses de 2020. A meta anual por lei é de 12% e o estado já ultrapassou o percentual ficando entre os que mais investiram no país.

Conforme o G1, os investimentos obrigatórios são retirados da RCL (Receita Corrente Líquida) que é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes, deduzidos, principalmente, os valores transferidos.

Até o momento dezoito estados do Brasil já destinaram, no primeiro semestre, este percentual e ultrapassaram a meta.

Conforme o Portal do MS, o governo do estado está com obras organizadas em hospitais de nove cidades do interior, o cronograma da regionalização da saúde segue em execução mesmo diante da pandemia de Covid-19. Sem perder o fôlego dos investimentos na reestruturação da rede hospitalar, o Estado segue aplicando dinheiro em obras de construção reforma e ampliação de prédios hospitalares.

“Estamos melhorando as estruturas dos hospitais e equipando os pólos regionais, com mais leitos e aparelhos para exames complexos, tudo para modernizar os serviços e ampliar o atendimento às pessoas. Com diálogo frequente com os prefeitos e lideranças de cada região, definimos a melhor política pública para a saúde de Mato Grosso do Sul”, destaca o governador Reinaldo Azambuja.

Novos hospitais regionais em Três Lagoas e Dourados vão ampliar o atendimento à saúde de 43 municípios que formam as duas macrorregiões. No Bolsão, a obra de construção do Hospital Regional de Três Lagoas está na fase final e deve ser concluída no próximo dia 28. O Governo estuda o modelo de gestão da unidade e planeja a aquisição de equipamentos. Em Dourados, a edificação do prédio está no início e tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2021.

Em outras regiões, como Bodoquena, Caarapó, Corumbá, Jardim, Maracaju, Nova Andradina e Ponta Porã, reformas e ampliação de estruturas hospitalares vão modernizar ainda mais o oferta de serviços. Equipamentos para ressonância magnética, mamografia, ultrassom e endoscopia vão reforçar os procedimentos médicos em todas as regiões.

"Nossa tarefa, em parceria com os gestores municipais, é colocar a saúde cada vez mais próxima dos cidadãos. Seguindo a determinação do governador Reinaldo Azambuja, estamos caminhando na estruturação da rede hospitalar do Estado, viabilizando construções, reformas e ampliações, bem como a compra de equipamentos para que as unidades possam assumir, com competência, as atribuições de cada uma delas no processo de regionalização, em andamento", explicou o secretário de saúde, Geraldo Resende.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.