Publicado em 09/05/2017 às 12:44, Atualizado em 09/05/2017 às 16:28

MS é o 4º estado com mais motoristas flagrados bêbados no País, revela levantamento

Flagrantes de motoristas sem habilitação também são altos no Estado.

Redação,

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) calcula que a cada motorista flagrado pela polícia dirigindo embriagado, pelo menos 100 pessoas combinam bebida e volante impunemente. Somente nos quatro primeiro meses deste ano, 230 motoristas foram multados pelo uso de bebida alcoólica antes de dirigir em rodovias e estradas de Mato Grosso do Sul.

Os dados foram divulgados pelo Denatran com base no Registro Nacional de Infrações de Trânsito, que cruza informações sobre motoristas que foram multados fora do estado de origem em todo o país. Brasília é a campeã de flagrantes, com o registro de 664 multas por embriaguez ao volante.

São Paulo aparece na sequência, com 267 multas aplicadas, Ceará com 253 e Minas Gerais, que somou 186. Alagoas teve o registro de 146 casos, Santa Catarina, 115, e Paraná, 85. Rio de Janeiro e Goiás têm os números mais baixos, 84 e 64, respectivamente. A multa para quem é flagrado cometendo a infração é de R$ 2.934,70.

Outras irregularidades também elevam as estatísticas de mortes no trânsito. Neste ano, o Denatran também registrou 3.989 motoristas dirigindo sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em Mato Grosso do Sul. O Ceará registrou 6.779 multas por causa da infração, Alagoas, 3.032, São Paulo, 1.594, e Minas Gerais somou 2.717.

Para o Bom Dia Brasil, o coordenador do Denatran, Francisco Garonce, destacou que as regras foram criadas para a prevenção de acidentes. “O que nos temos hoje é que os departamentos de trânsito utilizam toda a sua capacidade de fiscalização para deixar claro para o condutor que ele deve andar corretamente não porque ele será fiscalizado, mas porque aquilo é o mais seguro para ele e para a sociedade”.

O objetivo é preservar vidas, como a do bebê Sérgio Augusto Barbosa Xavier Neto, de oito meses, que morreu em um acidente de trânsito na madrugada do último domingo (7). Embriagado, Sérgio Augusto Barbosa Xavier Junior, 25 anos, invadiu a contramão na Rua Yokohama causando a colisão com outro veículo.

A criança, que estava no colo da mãe no banco da frente, foi arremessada no para-brisa, teve traumatismo craniano e morreu antes mesmo de chegar à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida, há poucas quadras do local do acidente. Além da embriaguez ao volante, a família desrespeitou o uso da cadeirinha para as crianças até 7 anos.

Fonte - Topmidianews