Buscar

25/08/2017 às 19:00, Atualizado em 25/08/2017 às 17:51

MS duplica venda de gado em pé para outros estados

O resultado foi a diminuição da alíquota dos atuais 12% para 7%.

Cb image default
Divulgação

Em junho deste ano, diante da situação do setor pecuário de Mato Grosso do Sul, a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), junto a outras instituições, solicitou ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, medidas para estimular a venda de gado em pé, prontos para abate.

O resultado foi a diminuição da alíquota dos atuais 12% para 7%, que passou a valer a partir do dia 1º de julho. Participaram também da reunião de junho, representantes da Acrissul, do MNP (Movimento Nacional dos Produtores) e a Associação Sul-mato-grossense Novilho Precoce.

O Departamento de Economia do Sistema Famasul, informou que a baixa oferta de animais finalizados e o crescimento na demanda em estados como São Paulo, Paraná e Goiás resultaram no aumento das vendas do boi gordo para abate, levando em conta a competitividade nos preços apresentados.

Com isso, o quadro de liquidez do setor possibilitou uma retomada da economia na pecuária, verificada no aumento da arroba do boi gordo no início da 3º semana de agosto. "Se compararmos a cotação de R$ 124,57 do dia 22 de agosto em relação ao final de julho, a valorização é de 11% na arroba do boi gordo, enquanto que a vaca obteve 11,7%, com preço de R$ 115,41, no mesmo comparativo", reforça a gestora do Departamento, Adriana Mascarenhas.

De acordo com a economista, outros fatores contribuíram decisivamente para este início de retomada na alta das cotações. "O crescimento nas exportações nacionais e o alargamento no consumo de carne no mercado interno também esboçaram reações positivas, colaborando com resultado total".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.