Buscar

11/04/2021 às 11:26, Atualizado em 10/04/2021 às 23:28

MS contratou 56,4 mil pessoas no último trimestre de 2020

O Estado se destaca pelo saldo positivo mesmo em situação pandêmica no país; setor de alimentação foi o que mais contratou

Cb image default
Foto - reprodução TopmidiaNews

O MTP (Ministério Público do Trabalho) indicou no Termômetro do Mercado de Trabalho Formal no Brasil, Mato Grosso do Sul teve saldo positivo na geração de empregos no último trimestre de 2020. As contratações iniciadas somaram 56,4 mil frente a 48,4 mil contratos encerrados. Além disso, o total de 8 mil pessoas tiveram contratos celetistas formalizados.

Os empreendimentos que mais contrataram foram os restaurantes e estabelecimentos que oferecem alimentação e bebidas com 885 novos postos. O comércio varejista de artigos e acessórios contratou 740 pessoas enquanto o comércio, em geral (produtos alimentícios, supermercados), contratou 507 pessoas.

Na lista de ocupação com saldo positivo está da seguinte forma:

1. Vendedor de Comercio Varejista 1.460 novos postos

2. Alimentador de Linha de Producao 627 novos postos

3. Operador de Caixa 600 novos postos

4. Atendente de Lojas e Mercados 543 novos postos

5. Assistente Administrativo 500 novos postos

6. Faxineiro 476 novos postos

7. Auxiliar de Escritório, em Geral 405 novos postos

8. Repositor de Mercadorias 391 novos postos

9. Atendente de Lanchonete 358 novos postos

10. Confeccionador de Bolsas, Sacos e Sacolas e Papel, a Maquina 345 novos postos

A ferramenta

A ferramenta disponível online é de caráter experimental (clique aqui para acessar) e apresenta um mapa de calor em que é possível visualizar as regiões onde ocorreu maior número de admissões e de demissões, além de informações como os setores econômicos mais afetados e as ocupações mais abrangidas. A iniciativa faz parte de uma série de inovações que estão sendo desenvolvidas pelo MPT para auxiliar no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e de seus reflexos no mundo do trabalho.

De acordo com o MPT, a ferramenta foi implementada no Observatório Digital de Trabalho Decente (SmartLab - Trabalho Decente), a plataforma conta com dados atualizados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) até o 4º trimestre de 2020. Entre as informações disponíveis estão as referentes a setores e ocupações com maiores saldos positivos e negativos bem como números de admissões e desligamentos.

O Termômetro do Mercado de Trabalho Formal no Brasil foi desenvolvido pela equipe do SmartLab – Trabalho Decente, coordenada pela Secretaria de Pesquisa e Análise de Informações (SPAI) do MPT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.