Publicado em 13/10/2017 às 20:00, Atualizado em 13/10/2017 às 19:27

Morre Nélio Nicolai, engenheiro que inventou o Bina

Nicolai morava no Lago Norte, em Brasília, e deixa quatro filhos e dois netos.

Redação,
Cb image default
Divulgação

O engenheiro Nélio Nicolai, famoso por ter inventado o identificado de chamadas de telefone, o Bina, morreu nesta quarta-feira (11) em Brasília, aos 77.

Em entrevista à Folha de S.Paulo em 2012, Nicolai disse que o identificador foi construído no final da década de 70 em uma antiga máquina de calcular -na época, ele era funcionário da Telebras, empresa pública de telefonia.

A invenção causou uma longa disputa judicial. Nicolai chegou a depositar 44 pedidos até finalmente obter uma patente do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), em 1997.

Depois disso, Nicolai foi à Justiça pedir o pagamento das operadoras de telefonia que usavam a tecnologia. Um processo contra a Claro terminou em um acordo milionário em 2012 (o valor exato não foi revelado).

"Com o tempo entendi o que realmente é uma invenção. Eu achava que estava quebrando um galho, que era o tal do jeitinho brasileiro", disse.

Ele dizia também ter inventado o Salto, o sistema que avisa quando alguém está ligando durante uma chamada em andamento, e o sistema que envia SMS de transações financeiras feitas por cartão de crédito.

Também fazem parte da lista de invenções um aparelho que permite à pessoa fazer apostas de jogos lotéricos em caixas eletrônicos e outro que avisa o departamento de trânsito quando o carro passa a velocidade da via.

Nicolai morava no Lago Norte, em Brasília, e deixa quatro filhos e dois netos.

Fonte - Folhapress