Buscar

10/12/2017 às 11:35, Atualizado em 10/12/2017 às 14:39

Morre a atriz Eva Todor, aos 98 anos, no Rio de Janeiro

A atriz tinha mais de 80 anos de profissão, na televisão e no teatro.

Cb image default
Foto: Nelson Di Rago

A atriz Eva Todor morreu em casa, às 8h50 deste domingo (10), devido a uma pneumonia. A informação foi confirmada pela rede Globo. A atriz estava em internação domiciliar, no regime de home care, desde o dia 9 de setembro deste ano. Antes, a atriz já havia estado internada na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, de janeiro a setembro.

Eva, que sofria de Mal de Parkinson e tinha 98 anos, estava longe da TV desde 2012, quando participou da novela "Salve Jorge", na TV Globo. A atriz tinha mais de 80 anos de profissão, na televisão e no teatro.

Nascida em Budapeste, na Hungria, em 9 de novembro de 1919, Eva Fódor Nolding começou a fazer balé clássico aos 4 anos de idade. Sua mãe era designer de moda e seu pai era comerciante de tecidos finos.

Ela veio para o Brasil com a família ainda criança, fugindo das dificuldades da Europa pós-guerra. No país, Eva continuou as aulas de balé e, aos 9 anos, já havia se apresentado em espetáculo de dança solo, acompanhada de um pianista, no Teatro Municipal de São Paulo. "Não decidi ser atriz. Decidiram por mim. Meus pais, como bons húngaros, tinham a mania de arte e achavam que toda pessoa devia ter uma educação ligada à arte", relembrou Eva em entrevista ao projeto Memória Globo.

O corpo da atriz será cremado, e o velório vai acontecer no Teatro Municipal do Rio, nesta segunda-feira (11), das 9h às 11h, segundo informações da TV Globo.

Carreira

Eva Todor iniciou a carreira artística no teatro. O sucesso nos palcos fez com ela fosse convidada para seu primeiro filme, "Os Dois Ladrões" (1960), de Carlos Manga.

A estreia na televisão aconteceu no ano seguinte pela TV Tupi, em "As Aventuras de Eva". Seu primeiro trabalho na Globo foi em 1977, na primeira novela a cores, "Locomotiva", na faixa das sete.

"Atuei em uma peça chamada Rendez-Vous, em que fazia seis ou sete papéis. Era muito engraçado. Eu fazia uma inglesa, uma grã-fina, uma porção de coisas. E estavam querendo levar Locomotivas, precisavam de uma mulher tipo vedete. Cismaram que eu tinha sido vedete, então me chamaram para fazer. Eu fazia a Kiki Blanche, a dona de um cabeleireiro, e que tinha sido vedete. Eu entrei e agradou. E nunca mais saí", lembrou ela em entrevista ao Memória Globo.

"Licença para ser pretensiosa"

Conhecida pelo estilo próprio de humor, que passou a ser denominado como "gênero Eva", a atriz atuou em dezenas de novelas, incluindo títulos de Janete Clair como "Coração Alado" (1980) e "Sétimo Sentido" (1982).

Ela também fez "Top Model" (1989), de Walther Negrão, uma de suas novelas favoritas, "Suave Veneno" (1999), de Aguinaldo Silva, "Hilda Furacão" (1998), de Gloria Perez.

Com Gloria Perez, Todor ainda realizou os trabalhos "Caminho das Índias", "América" e seu último papel na televisão em "Salve Jorge".

Ao site Memória Globo, ela fez a seguinte reflexão: "Minha vida foi tranquila, limpa, muito transparente em todos os sentidos. Peço licença para ser pretensiosa, mas podem verificar, podem pesquisar, e vão saber que estou falando a verdade".

Com informações do UOL

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.