Buscar

03/10/2019 às 07:31, Atualizado em 02/10/2019 às 16:09

Moção marca Dia Nacional do Surdo em Nova Andradina

Ao destacar a homenagem, Marião frisou que “Nova Andradina tem avançado no processo de uma sociedade mais inclusiva”.

Cb image default
Foto - Thiago Odeque

O Dia Nacional do Surdo, comemorado anualmente em 26 de setembro, foi marcado em Nova Andradina com a entrega de uma moção de parabenização pelo vereador Marião da Saúde (PR).

A homenagem alusiva à data foi feita à Comunidade Surda de Nova Andradina, composta por surdos, deficientes auditivos, familiares, amigos, professores e intérpretes de Libras.

Na ocasião, Marião destacou que “muitas conquistas já foram alcançadas, como a oficialização das Libras como segunda língua nacional, a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva e a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos”.

“Mas ainda há muito a se fazer para garantir a total inclusão das pessoas surdas no Brasil e a data serve para nos lembrar disso ao promover o diálogo sobre o assunto”, ressaltou.

No Brasil, o dia 26 de setembro foi escolhido em alusão à inauguração da primeira escola para surdos do país, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, inaugurado em 1857, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Ao destacar a homenagem, Marião frisou que “Nova Andradina tem avançado no processo de uma sociedade mais inclusiva”. “Na área educacional, dispomos de profissionais intérpretes que atendem a todos os estudantes surdos nas escolas das redes municipal e estadual, as instituições religiosas também tem interpretes que atuam voluntariamente nas missas e cultos, destacando recentemente criação a Pastoral do Surdo”, acrescentou.

“Para melhorar o atendimento aos pacientes com deficiência auditiva e surdez, usuários dos serviços de saúde, em uma parceira entre a Secretaria de Saúde e Educação, vem oferecendo desde o início de 2019 o Curso de Libras para esses profissionais, além do curso oferecido à comunidade”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.