Publicado em 03/02/2020 às 07:31, Atualizado em 02/02/2020 às 20:45

Ministério da Economia trará programa para inovar gestão de municípios

Objetivo é otimizar a integração e a gestão dos municípios e abordar a importância e a modernização da governança.

Redação,

Prefeitos do Estado e gestores vão ter a oportunidade conhecer amanhã, o MEG-Tr, um conceito inovador no modelo de excelência e direção na economia das transferências da União que fortalece e traz eficiência às gestões. O encontro será apresentado na segunda-feira (03), a partir das 8 horas, no auditório da Assomasul, durante um seminário para prefeitos e capacitores representantes de municípios do estado.

O evento é uma parceria do Ministério da Economia, governo do Estado, Prefeitura de Campo Grande, Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul e movimento MS Competitivo. Em outras edições, as reuniões foram realizadas no Distrito Federal e Santa Catarina.

“Queremos efetivar as políticas e os serviços públicos essenciais para a população como: segurança, educação, saúde e infraestrutura. Torná-los mais eficaz para a ajudar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, revela Luiz Carlos Morenti, coordenador da Rede +Brasil no Estado e também um dos organizadores do encontro.

Os painéis a serem apresentados no seminário terão a preleção do professor Esaú Mendes (Ministério da Economia) e do prefeito de Gaspar (SC), Kleber Wan Dall, cidade pioneira na implementação do MEG.

O objetivo é otimizar a integração e a gestão dos municípios, abordar a importância e a modernização da governança sobre diferentes perspectivas, assim como inovações nas transferências da União e a apresentação de um panorama estratégico para a captação de recursos.

De acordo com o coordenador da Rede, o Ministério da Economia determinou a todos os entes públicos que dependem de repasses da União a estarem, obrigatoriamente, inclusos no MEG. O prazo para adesão dos municípios (com população acima de 50 mil habitantes) está marcado para o próximo mês de março e as primeiras experiências de implantação do modelo em MS serão realizadas em Campo Grande e Bataguassu.