Publicado em 01/10/2020 às 12:34, Atualizado em 01/10/2020 às 10:52

Mercado de trabalho retoma contratações em agosto com destaque para a indústria de MS

Os dados do Ministério do Trabalho e Emprego foram compilados pela equipe econômica da Semagro

Redação,
Cb image default
Divulgação

Mato Grosso do Sul criou 2.612 novos empregos em agosto. Os números são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e mostram recuperação da economia após os impactos deixados pela pandemia da Covid-19. Três setores contrataram mais do que demitiram, com destaque para a indústria.

Os dados do Ministério do Trabalho e Emprego foram compilados pela equipe econômica da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e podem ser conferidos na Carta de Conjuntura do Mercado de Trabalho.

Em agosto a indústria foi responsável pela abertura de 1.199 vagas de emprego, sendo a grande maioria a partir da indústria de transformação, seguida pela Construção Civil. O Comércio abriu 1.098 postos de trabalho, em clara recuperação econômica após as demissões de maio e junho.

O setor de Serviços também abriu vagas, foram 594 em agosto. No acumulado de janeiro a agosto de 2020, Mato Grosso do Sul possui saldo de 5.422 novos empregos, impulsionado pela Indústria de Transformação com 4.814 novas vagas abertas.

“As medidas de reabertura da economia e os investimentos industriais foram fundamentais para determinar esses resultados, tornando a indústria o principal setor responsável pela geração de vagas. Fruto da política estadual de diversificação da matriz econômica no Estado”, afirma o titular da Semagro, secretário Jaime Verruck.

O município de Dourados se destaca como o principal gerador de vagas entre janeiro e agosto de 2020, com 1.476 novos postos de emprego. Naviraí é o segundo maior, com 835 vagas e São Gabriel do Oeste aparece em terceiro com 599 postos. Campo Grande acumula o fechamento de 4.148 postos de trabalho em oito meses.