Publicado em 30/08/2021 às 08:00, Atualizado em 29/08/2021 às 20:31

Mato Grosso do Sul tem 12 municípios com situação emergencial vigente

Metade delas são em decorrência de incêndios em áreas florestais

Redação,
Cb image default
Foto - reprodução Campograndenews

Em decorrência de desastres naturais, Mato Grosso do Sul tem em vigência, situações de emergência reconhecidas pela Defesa Civil em 12 municípios, metade delas em devido as queimadas florestais provocadas durante a estiagem. A relação consta no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres do Ministério do Desenvolvimento.

Em Aquidauana, Porto Murtinho, Corumbá, Bodoquena, Bonito, Jardim o governo federal reconheceu o estado emergencial devido aos incêndios florestais em áreas não protegidas, com reflexos na qualidade do ar.

Nas cidades de Bandeirantes, Terenos e Batayporã foram reconhecidos estado de calamidade pública devido ao surto de doenças infecciosas viras, provocado pela pandemia da covid-19.

Ivinhema e Deodápolis tiveram a situação de emergência decretada por conta da estiagem e Naviraí que enfrentou uma tempestade de granizo também teve situação emergencial reconhecida.

Com as medidas reconhecidas pela união, a administração estadual e municipal tem acesso a recursos federais para ações de socorro, combate ao fogo, restabelecimento de serviços essenciais à população, reconstrução de estruturas públicas danificadas, entre outras ações.

Para a liberação dos recursos, prefeituras e governos estaduais devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações.