Buscar

16/04/2022 às 16:24, Atualizado em 16/04/2022 às 17:26

Mato Grosso do Sul registra aumento de mortes por acidente de trabalho

Profissões com mais acidentes registrados são: técnico de enfermagem, alimentador de linha de produção, faxineiro, trabalhador agropecuário em geral e motorista de caminhão

O ano de 2021 foi marcado pelo registro de 63 mortes por acidente de trabalho, em Mato Grosso do Sul. Comparado ao ano anterior, o Estado apresentou um aumento de 27% dos casos. Em 2020, foram notificados 46 óbitos.

As cinco profissões com mais casos de acidentes laborais no Estado foram: técnico de enfermagem (582), alimentador de linha de produção (454), faxineiro (320), trabalhador agropecuário em geral (285) e motorista de caminhão (276).

De acordo com o sistema sobre o Concat (Comunicação de Acidente de Trabalho), o número de acidentes também cresceu em 10%.

Em 2021, foram 7.841 notificações contra 7.052 no ano anterior. Na estatística, são considerados os afastamentos por doenças ocupacionais, que são classificadas como acidentes de trabalho.

As doenças aumentaram 13%, saltando de 327 casos, em 2020, para 382, em 2021. As informações constam no banco de informações da Previdência Social.

Ações de prevenção

No mês de abril, o Ministério Público do Trabalho (MPT) celebra a campanha Abril Verde em 2022. A iniciativa busca promover o fortalecimento da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) e sensibilizar empregadores sobre a importância da emissão de comunicações de acidentes de trabalho (CATs) e no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan).

No Estado, o movimento também ganha reforço com mensagens adesivadas em ônibus e estampadas em outdoors situados nas ruas e avenidas movimentadas de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Bataguassu. As peças publicitárias trazem o slogan “Prevenção é fundamental. Proteja-se sempre".

O MP promoverá diferentes ações sobre o tema. Em Mato Grosso do Sul, a fachada das três unidades do MPT – Campo Grande, Dourados e Três Lagoas – recebeu iluminação verde, no intuito de reafirmar a luta constante por ambientes laborais mais seguros e hígidos, acentuando a relevância de medidas preventivas como caminho efetivo para afastar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

De acordo com a procuradora e coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) no MPT, Claudia Noriler, a campanha traz uma vitrine para debater o tema. “A comunicação é essencial para implementarmos estratégias voltadas à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”, observou.

Conscientização na rodovia

Desde o dia 1º de abril, motoristas profissionais e demais usuários do trecho da BR-163 que corta Mato Grosso do Sul são orientados a investirem na proteção à saúde e à segurança como melhor percurso para se evitar acidentes e doenças laborais.

A campanha, articulada pelo MPT com a concessionária CCR MSVia, fica exposta até o dia 30.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.