Publicado em 17/07/2020 às 06:31, Atualizado em 16/07/2020 às 18:29

Mato Grosso do Sul começa colheita do milho com projeção de 72 sacas por hectare

O volume menor esperado para esse ano vai além da redução da área plantada, conforme a entidade.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Mato Grosso do Sul deu início neste mês à colheita do milho segunda safra. Com 1,900 milhão de hectares cultivados, tem produtividade média esperada de 72 sacas por hectare e projeta uma produção total de 8,195 milhões de toneladas.

Todas essas informações constam no mais recente boletim Casa Rural divulgado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado). O documento foi elaborado a partir de levantamento feito por técnicos do Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) na segunda semana de julho.

Em contatos com empresas de assistência técnica, produtores e sindicatos rurais, eles apuraram que até sexta-feira (10) as colheitadeiras haviam avançado por 2,1% da área plantada em território sul-mato-grossense, o equivalente a 40.359 hectares.

Na região Norte, Alcinópolis já colheu 30% do que cultivou e tem o maior índice estadual. Chapadão do Sul chegou a 5%, Costa Rica passou de 3% e São Gabriel do Oeste estava em 2,1%.

O Siga-MS apurou ainda que na região Centro, Campo Grande e Nova Alvorada do Sul aproximam-se de 4%, enquanto Rio Brilhante alcançou 5% e Sidrolândia passa de 4%.

No ciclo anterior, 2018/2019, Mato Grosso do Sul cultivou de 2,173 milhões de hectares de milho segunda safra e produziu 12,157 milhões de toneladas, com produtividade média ponderada de 93,23 sacas por hectare, segundo a Famasul.

O volume menor esperado para esse ano vai além da redução da área plantada, conforme a entidade. Primeiramente, a implantação de 71% das lavouras até 13 de março, que era a melhor janela para plantio.

“O fator determinante para que haja essa redução de produtividade é o clima, com estiagens e irregularidades nas chuvas, pois podem prejudicar o desenvolvimento fenológico e reprodutivo da cultura”, pontua.