Buscar

20/09/2018 às 14:30, Atualizado em 20/09/2018 às 13:23

Manifestantes tentam impedir hoje decisão da UFMS de suspender 8 cursos de graduação

O Conselho Universitário se reúne às 14 horas de hoje para homologar ou não a suspensão dos cursos.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS pretende suspender o oferecimento de 8 cursos de graduação a partir de 2019. Essa medida revoltou estudantes, professores e pessoas da comunidade que pretende fazer uma manifestação pública hoje durante reunião do Conselho Universitário, no auditório da SEDFOR (Centro de Formação de Professores), que homologará ou não a decisão tomada pelo Conselho de Graduação da UFMS (Cograd).

A direção do SISTA/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Instituição da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Institutos Federais de Ensino de MS) é contra o encerramento desses cursos, pois além de diminuir o leque de opções para os estudantes, pode também provocar o deslocamento e até demissão de servidores públicos da universidade.

O SISTA/MS vai participar das manifestações que serão encabeçadas pela ADUFMS (organização sindical dos docentes e das docentes da UFMS) a partir das 14 horas desta quinta-feira, informa Nivalci Barbosa de Oliveira, coordenador de Administração e Finanças.

Uma das mais polêmicas decisões do Cograd foi a extinção do curso de Literatura – habilitação de Literatura de Três Lagoas, suspenso por 14 votos favoráveis e 8 contrários. A representação da unidade criticou que a medida dependia de melhor avaliação, pois a decisão de fechar a graduação poderia prejudicar a entrada no mestrado e doutorado com foco na mesma área e avaliação 5 no CAPS. O argumento, no entanto, não sensibilizou a maioria do colegiado.

Apenas Ciências da Computação de Ponta Porã conseguiu derrubar a resolução em votação apertada, comemorada pelos estudantes que acompanharam os debates.

O SISTA/MS, segundo Nivalci Barbosa, querem o apoio da opinião pública para pressionar a reunião do Conselho Universitário, para que a decisão de fechamento desses cursos não seja homologada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.