Publicado em 20/07/2022 às 07:34, Atualizado em 19/07/2022 às 17:36

Mais de 40 policiais do Estado participam de curso de aperfeiçoamento em uso de drones

O treinamento aborda a captação de imagens e mensuração métrica das dimensões de áreas com o uso do equipamento

Redação,
Cb image default
Divulgação

Na segunda-feira e nesta terça-feira, policiais de Mato Grosso do Sul participam de um treinamento para o aperfeiçoamento teórico e prático do uso dos aparelhos, tecnologia que tem sido aperfeiçoada a cada dia ao efetivo da PMA (Polícia Militar Ambiental).

Os aparelhos são fundamentais para a fiscalização e levantamentos dos crimes e infrações contra a flora, especialmente os desmatamentos, incêndios. Por esta razão, para aperfeiçoamento na fiscalização de flora, os policiais são treinados pelo técnico especialista do setor de cartografia da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Eder Milton Vasques.

O treinamento aborda a captação de imagens e mensuração métrica das dimensões de áreas com o uso do equipamento, aprendendo sua programação para cálculo de área e demais peculiaridades concernentes a reconhecimento, identificação e reprodução da área aferida em meio digital.

Policiais militares ambientais que já estão mais aperfeiçoados são instrutores e ministram técnicas de uso em todos os tipos de fiscalizações, inclusive as fluviais.

Esses aparelhos têm sido fundamentais também na fiscalização dos rios, pois durante os patrulhamentos fluviais, os drones permitem a fiscalização de acampamentos à margem dos rios e também outras infrações cometidas nas propriedades do entorno dos cursos d’água, como por exemplo, desmatamentos, erosões e degradação de matas ciliares, enquanto fiscalizam pesca.

Na parte de pesca, os aparelhos permitem que os policiais possam monitorar maiores trechos com efetividade e redução de custo operacional e as imagens podem ser utilizadas para identificação dos criminosos, por características físicas pessoais e até das embarcações utilizadas, mesmo quando fogem.