Buscar

01/04/2017 às 06:27, Atualizado em 31/03/2017 às 21:30

Laboratório Municipal de Nova Andradina oferece novo horário de atendimento

A mudança no horário de atendimento não trará custos à prefeitura e nem prejuízo aos funcionários, pois a carga horária será a mesma para todos.

Cb image default
Foto: Bruno Seleguim

O Laboratório Municipal Nacim Abrão, de Nova Andradina, passará por alterações no horário de atendimento ao público. A partir de segunda-feira (03), a unidade abrirá às 6h e fechará às 17h, sem fechar para almoço.

De acordo com o responsável técnico e coordenador Paulo Mazeti Esteves, os funcionários irão revezar para poder oferecer atendimento das 11h às 13h, já que a grande maioria da população só tem este horário para o agendamento de exames.

Paulo, que trabalha na unidade desde 1995, destacou que essa mudança foi resultado de uma luta de muitos anos e que com a parceria do prefeito Gilberto Garcia e do secretário de Saúde Norberto Fabri, poderão colocar em prática na próxima semana. “Faremos um teste para ver se realmente será bom para os munícipes, se o resultado for positivo, iremos continuar”, expôs.

A mudança no horário de atendimento não trará custos à prefeitura e nem prejuízo aos funcionários, pois a carga horária será a mesma para todos.

Laboratório Nacim Abrão

Inaugurado no dia 19 de novembro de 2012, durante a primeira gestão do prefeito Gilberto Garcia, o Laboratório Municipal Nacim Abrão é considerado um dos mais modernos do Estado do Mato Grosso do Sul.

Na época foi investido mais R$ 145 mil para aquisição de um analisador automático de bioquímica, um analisador de íons seletivos (para análise de sódio, potássio e cálcio iônico), um coagulômetro (para a realização das provas de coagulação sanguínea), dois microscópios binoculares, uma estufa de secagem e esterilização, um autoclave vertical, um banho maria, uma capela de exaustão de gases, um destilador de água, uma centrífuga com capacidade para 16 tubos, um homogeinizador de sangue e líquidos e duas geladeiras para armazenar reagentes.

O laboratório realiza em torno de 10 mil exames por mês, o que gira em torno de 75 pacientes por dia. Além dos moradores de Nova Andradina, a população de Nova Casa Verde tem atendimento especial de quarta e quinta-feira com o máximo de 20 pacientes em cada dia.

O serviço também é feito através das Estratégias Saúde da Família de terça à sexta-feira. “Se há um paciente acamado, nós temos os profissionais das ESFs que se deslocam até a residência do mesmo para realizar o serviço de coleta e depois nos trazem para a realização dos exames”, explicou Paulo.

Além desses, o atendimento do Laboratório abrange também o presídio municipal. Para evitar o deslocamento dos detentos, a equipe de enfermeiros fazem a coleta do material na unidade penitenciária e encaminha

à unidade.

Com aparelhos de última geração, são realizados diversos exames no local e quando necessário, são encaminhados para outra cidade. A unidade conta com o Labmax Plenno, que é o analisador automático compacto de alto desempenho para testes bioquímicos. Além de controle de qualidade e calibrador, os fabricantes oferecem assistência tanto local quanto remota.

O responsável técnico e coordenador Paulo Mazeti frisou que além de uma ótima qualidade no desempenho na realização dos exames, o Labmaz Plenno só aceita produtos de seu fornecedor a Labtest, que é a maior indústria brasileira de diagnóstico in vitro.

“Só podemos usar o reagente dele mesmo, então não corremos o risco de comprar um outro produto de baixa qualidade”, disse Paulo Mazeti.

Outro ponto positivo para o Laboratório Municipal Nacim Abrão é que o local conta com gerador de energia, assim, não correm o risco de perderem produtos que necessitam de refrigeração 24h.

O laboratório fica localizado na Avenida Eurico Soares Andrade, 769. O telefone é (67) 3441-4146.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.