Buscar

07/01/2021 às 08:31, Atualizado em 07/01/2021 às 20:34

Justificativa para falta dos mesários nas eleições 2020 serão aceitas até esta quinta

Justificativa pode ser online e caso não seja aceita a multa chega até um salário mínimo.

Cb image default
Divulgação

Os mesários que foram convocados à trabalhar nas eleições 2020 e faltaram, têm até esta quinta-feira (7), para justificar sua ausência. Em Mato Grosso do Sul, foram convocados 1,2 mil mesários este ano, para atuar em 311 seções.

Para que a ausência seja justificada, é necessário fazer um requerimento ao juiz da respectiva zona eleitoral. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) orientou que a justificativa pode ser feita através do Atendimento Virtual ao Eleitor, na página do Cartório Eleitoral, dentro do site do TER-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

Após enviar a justificativa, esta é analisada por um juiz, caso o magistrado considere insuficiente, o mesário será multado entre 50 a 100% do salário mínimo, depende da renda do faltante. Em caso de ser funcionário público, este pode ter a pena de suspensão da função em de até 15 dias.

Para os eleitores que faltaram nas eleições 2020, sua ausência pode ser justificada até dia 14 de janeiro de 2021. Para quem faltou no segundo turno, a justificativa pode ser dada até dia 28 de janeiro.

Conteúdo - Midiamax

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.