Publicado em 30/04/2017 às 13:30, Atualizado em 30/04/2017 às 12:43

‘JN’ reage às críticas por ter ignorado convocação da greve

O principal telejornal da emissora fez um esforço para convencer o telespectador de que reportou a greve.

Redação,

O ‘Jornal Nacional’ sentiu o golpe. A repercussão negativa, especialmente nas redes sociais, por ter omitido a convocação da greve geral na edição de quinta-feira (27) fez o telejornal tentar limpar sua imagem na sexta-feira.

Após a exibição de matérias sobre os atos, com explicação das mudanças propostas nas reformas trabalhista e da Previdência, foi ao ar um VT destacando a cobertura realizada pela Globo e suas afiliadas ao longo da sexta-feira de manifestações pelo País.

Mostrou-se desde o primeiro boletim, às 4h da madrugada, ancorado por Gloria Vanique, até comentários a respeito dos protestos feitos por apresentadores de entretenimento, como Fátima Bernardes.

O principal telejornal da emissora fez um esforço para convencer o telespectador de que reportou a greve com imparcialidade. Ao mesmo tempo, foi uma indisfarçável peça de autopromoção do jornalismo da casa.

Na prática, o ‘JN’ errou ao não noticiar a convocação para os atos. No twitter, Flavio Fachel, âncora do ‘Bom Dia RJ’, apresentou uma justificativa.

“O que é notícia? O que acontece. E a greve? Se acontecer, a notícia é amanhã. #Jornalismo”, escreveu, pouco depois do fim do ‘JN’ de quinta-feira, quando a internet começou a contestar o jornalístico.

Teoricamente, está correto. Um fato precisa efetivamente ocorrer para gerar manchete. Contudo, a greve já era notícia muitos dias antes da data marcada.

Tanto é que movimentou a imprensa desde o início desta semana, gerando inclusive pautas, comentários e análises prévias na GloboNews. Não era questão de ‘se’ iria acontecer, mas como ocorreria.

No decorrer da sexta-feira, várias equipes da Globo e GloboNews enfrentaram gritos de ‘golpista’. Alguns repórteres chegaram a ser interrompidos durante a transmissão.

Parte da animosidade pode ser creditada justamente a essa postura ambígua do jornalismo global: afirma noticiar com total isenção ao mesmo tempo em que demonstra ser sectário ao ignorar informações relevantes.

Fonte - Terra