Buscar

30/07/2016 às 06:33, Atualizado em 29/07/2016 às 22:49

Javalis atacam mais da metade de cidades do Estado

Grupo desenvolve pesquisa para orientar produtores contra ataques

Cb image default

Reprodução - Correio do Estado

Mais da metade das cidades de Mato Grosso do Sul enfrenta problemas com a presença de javalis espalhados na zona rural.

O animal geralmente anda em bando e causa grande destruição em plantações. O crescimento da população de javalis, segundo estudos da Embrapa Pantanal, aumentou consideravelmente de 2007 para cá. Por isso mesmo há pesquisa para descobrir como controlar esse crescimento.

O biólogo Fernando Ibanez Martins coordena esse estudo desde 2014. O trabalho é denominado “Atividade, Movimentação e Uso do Espaço por Javalis em Agroecossistemas de MS” e recebe recursos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), Embrapa e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em Rio Brilhante, onde pesquisadores fizeram entrevista com produtores, os prejuízos atingiram 30% da produção.

Os javalis atacam principalmente as lavouras de milho, soja e cana de açúcar, três alimentos preferidos desses animais.

“Além dos fatores econômicos, o crescimento populacional dos javalis implica em danos ambientais e sanitários", afirmou Fernando Ibanez Martins.

De acordo com ele, o rebanho também pode ser atingido com doenças que são transmitidas a partir dessa espécie. "Eles predam espécies nativas, destroem nascentes e podem transmitir doenças nocivas aos rebanhos do Estado (dentre elas a peste suína clássica, febre aftosa e brucelose)", explicou.

A pesquisa coordenada por Martins captura os javalis e os javaporcos (criações que misturam animal doméstico com o feral) a partir de armadilhas e são instaladas coleiras com GPS para que que seja possível monitorá-los. Essas informações serão repassadas a produtores rurais do Estado.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) tem regulamentação que permite o abate desses animais.

(Com informações do Correio do Estado).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.