Publicado em 04/07/2018 às 16:05, Atualizado em 04/07/2018 às 16:31

Inverno "mais quente" deve permanecer até a próxima semana

No ano passado, as temperaturas variavam em torno de 12 °C a 30 °C e umidade relativa do ar acima de 60% no início do mês.

Redação,
Cb image default
Divulgação

O inverno em Mato Grosso do Sul normalmente é quente e seco, porém, o mês de julho normalmente inicia-se com temperaturas amenas, com as entradas de ar frio e com a população se preparando para o inverno de fato.

No ano passado, as temperaturas variavam em torno de 12 °C a 30 °C e umidade relativa do ar acima de 60% no início do mês. Já na segunda quinzena do mês de julho o frio foi mais intenso, com temperatura recorde que chegou a -2,2 °C em Bela Vista (região sudoeste do MS) e houve geada forte em especial no municípios da região sul do Estado.

Esse ano a situação está diferente, o mês de julho de 2018 iniciou com temperaturas elevadas, umidade relativa do ar em torno de 30% e com intensificação da massa de ar seco que reduziu as condições de chuva.

Além disso, esse sistema de alta pressão está atuando como um bloqueio atmosférico que impede a entrada de massas de ar frio até o momento. Desde o dia 13 de junho de 2018, não houve ocorrência de chuva com volumes significativos ou entradas de massa de ar polar de forte intensidade no Estado que derrubassem as temperaturas.

As condições de tempo firme poderão continuar sem grandes mudanças até domingo (8). A partir de segunda-feira (9), os modelos meteorológicos apontam diminuição das temperaturas, com sensação de frio maior nos municípios das regiões sul e sudoeste do MS com variação estimada entre 5 °C a 20 °C.

Na capital, as temperaturas estarão mais altas com variação estimada entre 16 °C a 27 °C e as demais áreas seguem sem grandes alterações no padrão meteorológico atual. A chuva poderá se concentrar apenas nos municípios das região sul, as demais áreas seguem sem expectativa de chuva.

A grande mudança no tempo poderá ocorrer em meados de 14 e 15 de julho de 2018 – a princípio – em que uma frente fria é esperada no período, trazendo chuva generalizada e queda nas temperaturas para todos as regiões do Estado.

As temperaturas mínimas estimadas no período são de 7°C na região sul, 12°C na região central, 15°C na região pantaneira e 18°C regiões norte e bolsão. Vale lembrar que as informações estão sujeitas a atualizações.