Buscar

16/06/2022 às 15:36, Atualizado em 16/06/2022 às 16:37

Inverno chega com previsão de menos de 0ºC em MS

Se prepare que o início de julho será de frio intenso; seca vai durar meses

Temperaturas abaixo dos 0ºC e secura intensa. Essa é a previsão para o inverno deste ano em Mato Grosso do Sul. A estação tem início exatamente às 5h14 do dia 21 de junho e termina em 22 de setembro.

Para se preparar, anote no calendário: o frio mais intenso deste inverno será em meados de julho, entre os dias 11 a 13. Os termômetros podem marcar menos de 0ºC em Mato Grosso do Sul durante esse período, que deve ser o mais gelado do ano no Estado.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a ocorrência de frentes frias deve ocorrer durante os primeiros 30 dias de inverno, ou seja, até quase o fim de julho.

Após esse período, o calor deve imperar, além da falta de chuvas, já tradicional durante o inverno sul-mato-grossense. Por isso o inverno é conhecido como a estação seca, quando são observados baixos índices de umidade relativa do ar, que favorecem condições propícias para o aumento de incêndios florestas, além de maiores problemas respiratórios.

Além da queda das temperaturas, também é característica da estação noites mais longas e dias mais curtos

Há possibilidade de ocorrência do fenômeno La Niña durante este inverno, o que pode favorecer um inverno mais rigoroso do que o normal, com mais massas de ar frias por aqui.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.