Buscar

30/09/2016 às 12:27, Atualizado em 30/09/2016 às 15:19

Inscrições para cursos técnicos do IFMS começam na segunda-feira

O prazo de inscrições do Exame de Seleção 2017 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) tem início na segunda-feira, 3. A prova é para ingresso de estudantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os candidatos devem se inscrever pela internet, no endereço: www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

As opções de cursos são para técnico em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

São ofertadas 1.600 vagas distribuídas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2017, e possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Todas as regras da seleção estão disponíveis no edital nº 030/2016, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrição – Os interessados deverão se inscrever até o dia 7 de novembro, exclusivamente pela Página do Candidato da Central de Seleção.

A taxa é de R$ 20,00 e deverá ser paga nas agências do Banco do Brasil até o dia 8 de novembro.

A inscrição será gratuita para estudantes que cursaram ou que estão matriculados no último ano do ensino fundamental em escolas públicas.

A isenção deverá ser solicitada até o dia 24 de outubro. O benefício só será concedido aos estudantes que anexarem uma declaração de matrícula emitida pela escola ou histórico escolar no ato de inscrição.

Ação afirmativa – Metade das vagas ofertadas é reservada aos candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

Este ano, o IFMS adotará a verificação da autodeclaração de negros e pardos. As características fenotípicas de cada candidato serão analisadas por uma comissão de verificação por meio de foto enviada na inscrição.

Prova – O Exame será aplicado no dia 20 de novembro, nos dez municípios em que o IFMS possui campi.

Com duração de 4 horas, a prova será composta por 50 questões de português, matemática e conhecimentos gerais. O conteúdo programático está disponível no item 7 do edital.

A previsão é que o resultado final dos aprovados seja publicado no dia 9 de dezembro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.