Buscar

05/02/2021 às 15:47, Atualizado em 05/02/2021 às 16:57

'Índio só dá despesa': racismo na internet será investigado pelo MPF em MS

Autoras respondem processos cível e criminal pelos comentários ofensivos contra comunidade indígena de Dourados

Comentários de cunho racista contra indígenas de Mato Grosso do Sul, publicados em uma página de notícias, viraram alvo de investigação por parte do MPF-MS (Ministério Público Federal). Na ocasião, a notícia veiculada no dia 18 de janeiro informava sobre o início de vacinação contra covid-19 e parte das doses seriam destinadas aos indígenas.

Em um dos comentários, a pessoa incitava o discurso de discriminação ao dizer que "índio só dá despesa, não trabalha, não produz e não paga imposto". Na visão do MPF, as palavras também incitam o preconceito étnico contra o povo indígena. "Liberdade de expressão não abriga o discurso de ódio e a intolerância, tampouco o preconceito étnico".

Pelo menos duas mulheres viraram rés por racismo contra comunidade indígena de Dourados, no sul do Estado. De acordo com o MPF, as duas pessoas foram denunciadas cível e criminalmente por causa de postagens que envolviam uma foto de adolescentes da aldeia.

"Essas pessoas podem andar de bando sem máscara e se não me engano, a aldeia estava de cheia de Covid", teria dito a mulher em uma postagem nas redes sociais.

Ainda não houve decisão judicial para o processo criminal. No entanto, no processo cível, houve encaminhamento para conciliação que deve discutir o pedido de cancelamento das redes sociais das autoras, acompanhado de valor de reparação a título de dano moral coletivo.

As rés foram informadas pela Justiça para não publicarem mais comentários de cunho discriminatório e contrário à comunidade indígena de Dourados. Caso as autoras descumpram a decisão, uma pena de multa diária de R$ 500 será aplicada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.