Publicado em 17/03/2020 às 13:15, Atualizado em 17/03/2020 às 17:24

IFMS suspende atividades presenciais nos dez campi

A medida visa manter estudantes e servidores em isolamento social, no intuito de reduzir os riscos de contágio, seguindo orientações do Ministério da Saúde.

Redação,

A partir desta quarta-feira (18), o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) suspenderá as atividades pedagógicas e administrativas presenciais nos dez campi e na reitoria. A medida vale, inicialmente, por 15 dias. A decisão foi tomada após recomendação da Comissão de Organização de Campanhas para Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção ao Coronavírus (Covid-19) do IFMS.

A medida visa manter estudantes e servidores em isolamento social, no intuito de reduzir os riscos de contágio, seguindo orientações do Ministério da Saúde. “A decisão de suspender as atividades foi construída coletivamente, com os componentes da comissão, diante do quadro apresentado e a rapidez do contágio", explica a reitora, Elaine Cassiano.

A partir de agora serão discutidas formas de preservar o calendário letivo. "Em parceria com os campi e pró-reitorias, vamos buscar soluções para evitar prejuízos ao processo de ensino aprendizagem. Construiremos alternativas para que as atividades letivas não sejam prejudicadas”, destaca Elaine.

A decisão da reitoria prevê ainda que a Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) emitirá um documento com devidas instruções para a execução das atividades administrativas fora das dependências do IFMS. Além disso, a Pró-Reitoria de Administração (Proad) também deverá elaborar uma instrução específica para as atividades dos funcionários terceirizados.

Entre as principais medidas de prevenção estão:

- lavar as mãos com água e sabão (assista o vídeo sobre a forma correta de se lavar as mãos);

- utilizar álcool em gel para ajudar na higienização das mãos;

- cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;

- evitar aglomerações se estiver doente;

- manter os ambientes bem ventilados;

- não compartilhar objetos pessoais.