Buscar

14/06/2018 às 14:02, Atualizado em 14/06/2018 às 15:20

IFMS recebe pedidos de certificação do ensino médio pela internet

Solicitação online pode ser feita apenas pelos participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) que tenham escolhido um dos campi do IFMS como unidade certificadora.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) passou a receber, desde segunda-feira, 11, solicitações online do certificado de conclusão do ensino médio ou da declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A solicitação pela internet poderá ser feita apenas pelos participantes do Encceja que tenham escolhido um dos campi do IFMS como unidade certificadora, no ato de suas inscrições para o exame.

O interessado deve acessar o Sistema de Certificação Online (www.suap.ifms.edu.br) e, primeiramente, optar pelo tipo de certificado que deseja:

• Certificado Encceja: solicitação do Certificado do Ensino Médio para aqueles que atingiram no mínimo 100 pontos nas áreas de conhecimento e cinco pontos na redação;

• Certificado Encceja com Junção de Proficiência: solicitação do Certificado do Ensino Médio para aqueles que irão aproveitar os resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja ou Enem;

• Declaração de Proficiência: solicitação de Declaração de Proficiência que comprova que o participante foi aprovado em uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas pelo Encceja.

Após escolher o tipo de certificado, é necessário ainda informar dados como nome completo, número do CPF, endereço de e-mail válido e telefone, inserir arquivo digitalizado do documento oficial de identificação com foto, com todos os dados legíveis – sendo um arquivo digital da frente e outro do verso do documento, em formato “.pdf”, “.jpeg”, “.jpg” ou “.png”.

Também é necessário indicar a edição do Encceja 2017 e inserir o arquivo digital ou digitalizado do boletim de resultados do exame com as seguintes informações: dados de identificação do participante, nome da unidade certificadora e notas das provas (nos mesmos formatos informados anteriormente). Esse boletim deve ser obtido junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Ao fazer a solicitação pelo sistema o requerente declara que não concluiu o ensino médio, estando ciente de que no caso de inveracidade comprovada, estará sujeito às penalidades cabíveis.

O atendimento online é regido pelo edital complementar nº 008.3/2018, publicado na Central de Seleção do IFMS, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao. O atendimento presencial continua sendo feito nos dez campi da instituição, conforme regras do edital nº 008/2018.

Atendimento - A resposta ao pedido será enviada para o e-mail do solicitante, podendo ser deferido – nesse caso, a pessoa receberá a notificação que pode retirar o certificado no campus indicado na inscrição do Encceja ou a declaração parcial para impressão –, ou indeferido, com a justificativa do indeferimento.

O prazo para atendimento é de até 30 dias para a declaração parcial e de até 45 dias para o certificado de conclusão, contados a partir da data em que o documento foi solicitado. A retirada deve ser feita pelo solicitante no mesmo campus do IFMS onde foi feita a solicitação.

Tanto para a solicitação como para retirada do documento, será aceita procuração com firma reconhecida em cartório, específica para essa finalidade e com a apresentação de original e cópia do documento de identidade do procurador. Um modelo de procuração está disponível na Central de Seleção.

Aproveitamento - Os requerentes que participaram das edições de 2009 a 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem utilizar as declarações parciais que tenham obtido, de uma ou mais áreas do conhecimento, para obter a certificação do ensino médio este ano.

Também são aceitas as declarações parciais do Encceja Nível Médio Nacional dos anos 2006 a 2008 e a partir da edição 2010, bem como todas as edições do Encceja realizadas no exterior, a partir de 2011.

O interessado deve inserir, na solicitação, os arquivos digitais (Declaração emitida pelo próprio Suap) ou digitalizado das vias originais das Declarações Parciais que deseja utilizar para suprir o resultado não atingido no Encceja.

Não serão aceitos resultados de outros exames supletivos ou outras formas de certificação.

Histórico - Até o ano passado, a certificação do ensino médio era feita com base nas notas do Enem. Entre 2011 e 2017, o IFMS emitiu mais de 24 mil certificados e declarações parciais.

Os interessados em solicitar ao IFMS os certificados ou declarações parciais referentes aos anos de 2010 a 2016 podem fazer as solicitações de acordo com as regras dispostas nos respectivos editais.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito com a Diretoria de Gestão Acadêmica (Dirga) do IFMS pelo e-mail [email protected] ou na Central de Relacionamento (Cerel) dos campi da instituição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.