Publicado em 18/08/2016 às 13:00, Atualizado em 19/08/2016 às 11:32

​IFMS recebe inscrições para Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina

Evento é aberto a estudantes e professores do Vale do Ivinhema

Redação,
Cb image default

Feira acontecerá pela terceira vez em Nova Andradina, reunindo estudantes e professores da região - Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições de trabalhos para a edição 2016 da Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova). O evento é promovido pelo campus local do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e ocorrerá em outubro, como parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia da instituição.

Podem participar da feira trabalhos desenvolvidos por estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, ensino médio ou do técnico integrado de nível médio, além de egressos do técnico integrado do Instituto que tenham terminado seus cursos a partir de novembro de 2015.

A feira é aberta a escolas públicas e privadas dos municípios de Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte e Taquarussu.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo orientador do projeto, que necessariamente precisa ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público. O interessado deve acessar o Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS no endereço www.ifms.edu.br/semanact.

Para a submissão, é necessário cadastrar no sistema informações sobre o projeto, orientador, autores e um resumo do trabalho, conforme modelos disponibilizados na Central de Seleção do IFMS: www.ifms.edu.br/centraldeselecao. O prazo para inscrição vai até 9 de setembro.

Além da Fecinova, serão realizadas também feiras em Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel).

Regras – Cada trabalho deve ter no mínimo um estudante e um orientador. É permitida a participação de, no máximo, três estudantes nas propostas do ensino médio e cinco nos projetos do ensino fundamental. Pode haver ainda um coorientador por trabalho.

Os projetos devem estar inseridos nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias ou multidisciplinar (áreas de conhecimento entrelaçadas).

A seleção dos trabalhos será realizada por um comitê, composto por professores do campus. A lista dos selecionados deverá ser divulgada até 30 de setembro.

Feiras – Serão promovidas durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS, entre 17 e 22 de outubro, de acordo com a programação de cada campus.

Os trabalhos serão avaliados por professores e pesquisadores do IFMS e demais instituições afins. Todos os participantes receberão certificados, e os melhores trabalhos em cada categoria serão premiados.

Os dois melhores trabalhos de nível fundamental e médio de cada feira serão credenciados para participação na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC/MS), que ocorrerá em novembro, em Campo Grande.

Fonte:Ascom/IFMS