Buscar

15/10/2016 às 09:01, Atualizado em 14/10/2016 às 21:49

IFMS realiza feira de Ciência e Tecnologia em dez municípios do Estado

Evento acontecerá nesta segunda-feira (17) e segue até o sábado (22).

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove a partir de segunda-feira (17) a Semana de Ciência e Tecnologia em dez municípios do Estado. Evento estará com as atividades abertas ao público externo nas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Feira acontece até o dia 22, sábado, e tem como tema central “Ciência Alimentando o Brasil”, seguindo proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com parceiras com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), secretarias municipais e de Estado de Educação, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS), terá exposição de 658 trabalhos, número considerado recorde.

Também serão oferecidos minicursos e palestras, além das atividades como mostra de cursos e os observatórios de Ingressantes, Profissões e de Egressos.

Confira a programação:

Aquidauana: O campus oferta palestras sobre tecnologia dos alimentos, desafios da educação profissional e ética. Entre as oficinas, está a de rapel, com o Corpo de Bombeiros Militar. Também serão oferecidos minicursos de fotografia e na área de informática, além de mostra de maquetes do curso de Edificações.

A palestra “Prendendo Fantasmas em Robôs” é ministrada pelo egresso do curso técnico em Informática, Luiz Fernando da Silva Borges, premiado internacionalmente com seu projeto de pesquisa sobre um protótipo que utiliza softwares para simular em ambiente virtual um membro perdido do corpo humano.

Campo Grande: Na Capital, os temas das palestras incluem ciência e tecnologia aplicadas ao agronegócio, impacto ecológico dos inseticidas e drones, além de minicursos e workshops.

O egresso do IFMS Luiz Fernando da Silva Borges também ministra sua palestra no Campus Campo Grande.

A Feira de Ciência e Tecnologia é promovida entre quarta-feira e sábado, 19 e 22, no Shopping Bosque dos Ipês. As demais atividades da Semana são realizadas no campus provisório, localizado na Rua Treze de Maio, 3072, Centro.

Corumbá: Entre a programação divulgada estão o Seminário Docente e o Encontro de Iniciação Científica de Tecnologia, além de diversos minicursos na área de informática. A Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal (Fecipan) é promovida no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gomez, a partir de quarta-feira, 19. É a Feira do IFMS com mais trabalhos selecionados, 151 projetos de pesquisa.

Coxim: Apresentação cultural, lançamento de livro, roda de conversa sobre ecoturismo e turismo rural e visita técnica a um frigorífico integram a programação do evento. O campus também realiza palestras, minicursos e oficinas, a maioria aberta ao público externo.

Dourados: Empreendedorismo e economia solidária são temas de diversas atividades durante a Semana no município, que conta com minicursos de informática, rodas de conversa e a palestra com o tema central do evento, “Ciência Alimentando o Brasil”. Também será promovida uma Feira Gastronômica Solidária.

Jardim: Feira de profissões, minicurso sobre o papel da pequena propriedade agrícola no desenvolvimento regional e palestra sobre novas tecnologias na educação são algumas das atividades que serão promovidas durante a Semana, já na sede definitiva do Campus Jardim, na Rodovia BR-060, Fazenda Jardim de São Francisco.

Naviraí: Seguindo o tema central do evento, o campus oferta, entre outras atividades, minicursos sobre agricultura familiar, processos de panificação e conservação de alimentos, além de palestra sobre produção e reaproveitamento de alimentos no Brasil.

Nova Andradina: Aspectos legais da produção agropecuária, propriedade intelectual e recursos naturais serão abordados durante as palestras previstas, além de minicursos de informática e de apresentações dos projetos na feira de ciência e tecnologia.

Ponta Porã: Informática e fotografia são alguns dos temas das atividades durante a Semana, além de minicursos sobre logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos, regulagem e calibração de pulverizadores e semeadores agrícolas, e criação de insetos em ambiente controlado.

Três Lagoas: Palestra sobre drones e minicurso sobre desenvolvimento e reprodução de objetos 3D integram a programação da SCT no município. A feira de ciência e tecnologia abre espaço para a apresentação de 74 projetos.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.