Publicado em 28/10/2020 às 06:30, Atualizado em 27/10/2020 às 15:32

IFMS premia melhores trabalhos das feiras científicas

Cerimônia ocorreu na sexta-feira, 23, com uma transmissão ao vivo pelo canal oficial da instituição. Foi premiado o melhor trabalho de cada feira

Redação,

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promoveu na sexta-feira, 23, uma cerimônia virtual de premiação dos melhores trabalhos das dez Feiras de Ciência e Tecnologia promovidas pelos campi. A atividade marcou o encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), realizada virtualmente em virtude da pandemia.

A cerimônia foi transmitida pelo canal do IFMS no YouTube e teve a participação dos coordenadores da SCT, das feiras científicas e de Pesquisa e Inovação dos campi.

Com a nova dinâmica adotada, os participantes das feiras gravaram vídeos apresentando os trabalhos desenvolvidos. Aos interessados também foram disponibilizados resumos das pesquisas.

No total, participaram mais de 500 trabalhos feitos por estudantes do ensino fundamental, médio e técnico integrado, de escolas públicas e privadas do estado.

Premiação – A definição do melhor projeto de Aquidauana (Feciaqq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel) foi feita pelos avaliadores. Ficaram com o primeiro lugar geral os trabalhos de nível médio com maior nota média em cada município.

A comissão avaliadora foi composta por professores e pesquisadores de universidades, institutos federais, escolas públicas e privadas, instituições de pesquisa, entre outros órgãos.

Os campi adotaram modelos específicos de avaliação, sendo que em algumas feiras foram feitas reuniões virtuais entre o avaliador e os autores do trabalho. Já em outras, os avaliadores receberam o material do trabalho (resumo expandido, o relatório e o vídeo de apresentação) para análise do projeto.

Antes dos vencedores das feiras, os campi premiaram os três primeiros lugares de nível médio (por área do conhecimento) e de ensino fundamental (geral), além do melhor vídeo e relatório.

“Há sete meses, começamos a preparação para as feiras, na dúvida se faríamos mesmo os eventos em virtude da pandemia. Quase no mesmo período tivemos a confirmação do cancelamento da edição presencial da Febrace [Feira Brasileira de Ciências e Engenharia] e a mudança para o formato virtual. Então decidimos transformar nossa dúvida em um desafio a ser superado”, destacou o diretor de Pesquisa do IFMS, Pablo Salomão, durante a cerimônia.