Buscar

02/05/2018 às 12:31, Atualizado em 02/05/2018 às 13:02

IFMS oferta curso a professores da rede municipal de Nova Andradina

Atividade se destina a professores de Matemática do ensino fundamental. Até o final do ano, 65 docentes serão capacitados.

A formação continuada de professores de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental é tema de um curso de extensão ofertado pelo Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

As atividades do curso “Matemática nos anos iniciais: uma exploração conjunta”, voltado a professores do 1º ao 5º ano da rede municipal de Nova Andradina, foram abertas no último dia 26, na Escola Municipal Professor João de Lima Paes.

Com encontros semanais, o curso tem duração de 20 horas. Entre os temas abordados estarão o contexto da Matemática na Base Nacional Curricular Comum, além de conteúdos referentes à disciplina como números e operações, grandezas e medidas, tratamento da informação, estruturas lógicas, e espaço e forma.

O coordenador do curso e professor de Matemática do Campus Nova Andradina, Matheus Vanzela, ressalta que a atividade de extensão também busca promover a troca de experiências e a reflexão sobre as práticas adotadas no ambiente escolar.

“A discussão contínua sobre os métodos e conceitos ensinados em Matemática é salutar e renova a prática docente. Nossa intenção, nesse sentido, é contribuir com a qualidade da educação municipal”, explicou.

Um dos objetivos da iniciativa é, por meio da formação continuada, minimizar problemas relacionados à aprendizagem, possibilitando suporte teórico-metodológico aos professores. Dessa forma, os docentes poderão recriar e adaptar as ideias debatidas durante os encontros.

Vanzela destaca a atenção que a disciplina deve receber, principalmente junto aos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. “O processo de ensino e aprendizagem traz empoderamento aos indivíduos, propondo reflexões críticas aos arranjos sociais com os quais se depara por meio dos conhecimentos matemáticos. Nesse sentido, é algo que pode e deve ser acessível a todos”.

Rede Municipal – O curso é ofertado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec).

“Trata-se de uma ferramenta importante para que nossos professores, que são pedagogos por formação, possam rever e rediscutir temas relacionados à disciplina, chegando mais preparados à sala de aula”, ressaltou o secretário Municipal de Educação, Fábio Zanatta.

Inicialmente, foram abertas 20 vagas, mas devido à grande procura o curso ocorrerá com turmas em fluxo contínuo até o final de 2018. No total, 65 professores participarão da formação continuada.

“Tivemos mais interessados do que esperávamos. O fato de o curso ser ofertado pelo IFMS, com certificação ao término das atividades, contribuiu para o interesse, o que para nós é muito positivo”, comentou o secretário.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.