Buscar

13/06/2019 às 11:30, Atualizado em 12/06/2019 às 22:47

IFMS abre mais de mil vagas em cursos de qualificação profissional e de idiomas

São ofertados cursos de Inglês, Espanhol, Libras, Desenhista de Topografia, Operador de Computador e Vendedor, presenciais e a distância, em 11 municípios.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta quarta-feira, 12, dois editais para processos seletivos para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração aproximada de quatro meses, ofertados nas modalidades presencial e a distância.

São 1084 vagas distribuídas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, Três Lagoas.

Pelo edital nº 043/2019 são oferecidas 635 vagas para Operador de Computador, Vendedor, Espanhol Básico I, Inglês Básico I e Inglês Básico II, todos na modalidade a distância; e para o curso de Desenhista de Topografia, ofertado de forma presencial.

Outras 449 vagas foram abertas pelo edital nº 44/2019, o primeiro de oferta de cursos pelo Centro de Idiomas (Cenid) do IFMS. Serão ofertados cursos de Libras, Inglês e Espanhol, em diversos níveis, para estudantes iniciantes e também para turmas que já se encontram em andamento, por meio de nivelamento.

“A proposta do Centro de Idiomas do IFMS é ofertar cursos de línguas adicionais às nossas comunidades interna e externa a fim de que o processo de internacionalização do IFMS se desenvolva cada vez mais”, afirmou o assessor de relações internacionais do IFMS, Flávio Rocha.

Os cursos de formação inicial e continuada conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento, à especialização e à atualização profissional. São desenvolvidos em regime modular e com carga horária mínima de 160 horas.

Inscrições e cronograma - As inscrições são gratuitas e começam no dia 20 de junho com encerramento previsto para 3 de julho para o edital n° 44/2019 (idiomas) e 14 de julho para o edital n° 43/2019 (qualificação profissional).

Os candidatos devem acessar a Página do Candidato e escolher uma das opções de cursos, ciente dos requisitos especificados no edital.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão realizar sua inscrição nos endereços e horários informados no anexo III.

Seleção e matrículas - A seleção será feita mediante sorteio eletrônico, no dia 16 de julho, na reitoria do IFMS. O resultado do sorteio será divulgado no dia posterior, 17 de julho, com a classificação de todos os candidatos

A primeira chamada para matrículas será divulgado na data de 22 de julho, com período de matrículas aberto de 24 de julho a 26 de julho de 2019.

Após este período, na existência de vagas não preenchidas, será divulgada segunda chamada em 29 de julho. Se depois desta chamada ainda houver vagas, estas serão preenchidas com candidatos da lista de espera e, depois, abertas à comunidade em geral.

Cenid - Tem como atribuições fomentar o processo de internacionalização do IFMS, com a realização de ações, como o intercâmbio de estudantes e parcerias com instituições estrangeiras, promover a oferta de cursos de inglês, espanhol e libras, além de português para estrangeiros, com foco nas comunidades interna e externa.

“A língua faz-se necessária para que nossos acordos com instituições internacionais sejam bem sucedidos, portanto, acreditamos que a oferta desses cursos seja importante para inserir nossos estudantes e nossas comunidades no processo global de internacionalização”, disse o assessor Flávio Rocha.

A institucionalização do Centro de Idiomas se deu com a aprovação do Regulamento do Cenid por meio da Resolução nº 015/2017 do Conselho Superior (Cosup).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.