Publicado em 01/10/2019 às 10:01, Atualizado em 01/10/2019 às 00:03

IBGE prevê visitar mais de 870 mil domicílios em MS durante o Censo 2020

Superintendente do instituto detalhou trabalho de contagem populacional no Estado ao governador Reinaldo Azambuja.

Redação,
Cb image default
Dados do Censo foram apresentados a integrantes do governo estadual nesta segunda-feira. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) espera visitar exatos 871.337 domicílios em Mato Grosso do Sul durante o Censo Demográfico de 2020. Os agentes do órgão devem ir às ruas entre agosto e outubro do ano que vem, conforme cronograma apresentado nesta segunda-feira (30) ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O encontro foi a primeira reunião para tratar do estudo que fará a contagem da população.

“É necessário o engajamento de toda a sociedade. São dados extremamente relevantes para as políticas públicas de saúde, segurança e desenvolvimento das regiões. A qualidade da informação é essencial”, disse o governador, em reunião da qual também participaram integrantes do Secretariado, de forças de Segurança Pública e o deputado estadual Onevan de Matos (PSDB).

Superintendente do IBGE, Mário Alexandre Pinna informou que toda a operação será informatizada e os trabalhos de coleta de dados serão monitorados por GPS. Um concurso para contratação de funcionários temporários para o censo está em andamento.

Nacionalmente, os recenseadores vão passar por 71 milhões de domicílios, sendo estabelecidos 6,1 mil postos de coleta de dados em 5.570 municípios.