Buscar

19/01/2021 às 11:00, Atualizado em 18/01/2021 às 22:38

IBGE prevê aumento de 5,2% na safra da soja que deve chegar a 11 milhões de toneladas em MS

Assim, Estado deve se aproximar de Goiás e ficar próximo de ser o 4º produtor do país

Cb image default
IBGE estima avanço de 5,2% na produção de soja em MS neste ano. (Foto: Ouro Safra/Divulgação)

Prognóstico para 2021 publicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) prevê aumento de 5,2% na safra da soja em Mato Grosso do Sul, que deve ultrapassar os 11 milhões de toneladas. Na safra anterior, a produção estadual bateu os 10,5 milhões de toneladas.

O aumento, conforme o documento, se dá em função dos “preços mais compensadores da soja, em relação ao milho. Assim, os produtores devem ampliar suas áreas de cultivo, que em 2021 deve representar mais de 57,0% da área total utilizada para o plantio de grãos, cereais, leguminosas e oleaginosas do País”, destaca.

Assim, o Estado que atualmente é o quinto maior produtor de soja do país deve se aproximar da produção de Goiás, o 4º maior produtor, que deve registrar queda de 2,5% na próxima safra, conforme o IBGE.

Mato Grosso lidera como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 28,7%, seguido pelo Paraná (15,9%), Rio Grande do Sul (10,3%), Goiás (10,3%), Mato Grosso do Sul (8,7%) e Minas Gerais (6,2%).

Produção recorde de soja no Brasil

Estimativa é de que o Brasil se torne o maior produtor de soja, ultrapassando os EUA, e registre a maior safra de grãos da história, apesar da queda prevista na produção de milho e de feijão.

Segundo o IBGE, o recorde de 2020 deverá ser alcançado a partir do crescimento de 6,7% na produção de soja. “Essa será a primeira vez que o Brasil ultrapassará os Estados Unidos na produção de soja, se tornando o maior produtor mundial”, destacou o analista da coordenação de Agropecuária do IBGE, Carlos Alfredo Guedes.

A alta na produção de soja deverá ser puxada, sobretudo, pelo Mato Grosso, que aumentou em 2,2% a área plantada, e pelo Paraná, que é o segundo maior produtor nacional de soja prevê aumento de 22,5% da produção. “Esse estado sofreu muito esse ano em função da seca e temperaturas alta, então ele deverá recuperar sua produção em 2020”, ressaltou Guedes.

Com informações do Midiamax

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.