Publicado em 30/09/2021 às 13:00, Atualizado em 30/09/2021 às 11:03

Hospital Regional de Nova Andradina implanta serviço de psicologia hospitalar

Para prestar o atendimento mais humanizado foram confeccionados prontuários afetivos com características e informações relacionadas aos hobbies dos pacientes

Redação,
Cb image default
Foto - reprodução site do HR

A Diretoria do Hospital Regional implantou, recentemente, o serviço de Psicologia com objetivo de minimizar o sofrimento provocado diante do processo de adoecimento e também de prevenção aos problemas psicológicos, visando o bem-estar físico e emocional dos pacientes, familiares e colaboradores.

Conforme o site oficial do HR, no primeiro semestre a psicologia realizou 1.582 atendimentos nos setores: UTI Geral, UTI COVID, Pronto atendimento (Geral e COVID), Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Maternidade, Isolamento Clinico COVID e para os funcionários.

Nos últimos meses o projeto teve inicio com chamadas de vídeo, ligações telefônicas e áudios motivacionais, que propiciou o contato entre os familiares e os pacientes hospitalizados no setores: Isolamento Clinico COVID, UTI COVID e UTI Geral. O objetivo é de permitir aproximação dos familiares da melhor maneira possível devido ao isolamento e a interrupção de visitas por risco de contaminação. A manutenção do vínculo familiar favorece a melhora do paciente, reduz os níveis de estresse, angústia e aflição, e proporciona a sensação de segurança.

Para prestar o atendimento mais humanizado foram confeccionados prontuários afetivos com características e informações relacionadas aos hobbies dos pacientes, como: músicas preferidas, momentos de lazer, religiosidade, entre outros, proporcionando um resgate da subjetividade e fortalecimento de vínculo entre o paciente e equipe de assistência. A psicologia atua, também, no acompanhamento das demandas de sofrimento psicológico, acompanhando e realizando o suporte emocional em comunicações de notícias negativas e óbito.

“É com muito orgulho que contemplamos o sucesso deste trabalho que é realizado pela nossa psicóloga Danieli Souza Fernandes, que possibilita o cuidado com o paciente em sua totalidade, além de atender nossos colaboradores. Agradecemos o empenho e a dedicação desta profissional” – Finaliza o Diretor Geral do Hospital Regional, Dr. Norberto Fabri Júnior.