Publicado em 18/05/2020 às 12:00, Atualizado em 18/05/2020 às 10:54

Há 10 anos, Morria Pastor Getro Camargo um dos pioneiros de Nova Andradina

O Pastor Getro Camargo foi por muitos anos responsável pela Igreja Metodista de Nova Andradina

Redação,

Neste domingo, dia 17 de maio, completou 10 anos que o Pastor Getro Camargo faleceu. Ele tinha 71 anos de idade.

Segundo relatos e antigos moradores de Nova Andradina, o Corintiano e Pastor Getro, era uma das pessoas mais amadas da sociedade novandradinense.

O Pastor Getro Camargo foi por muito tempo responsável pela Igreja Metodista de Nova Andradina, um dos fundadores da mesma e o pioneiro na imprensa da cidade.

Getro era muito querido por todas as classes da sociedade. De acordo com o apurado pelo Nova Noticias, o religioso foi um dos primeiros militantes da impressa na cidade sorriso, além de apresentar programas evangélicos nas duas principais emissoras de rádio da cidade, Excelsior FM e a antiga Rádio Cacique AM.

Pouco meses antes de sua morte, ao lado do Padre Antônio Dalló, foi homenageado na Câmara Municipal em reconhecimento pelos muitos anos dedicados à cidade de Nova Andradina.

Histórico

Pastor Getro foi o primeiro pastor da Igreja Metodista que teve residência fixa em Nova Andradina, já que antes a cidade era atendida por um pastor de Glória de Dourados e Ponta Porã.

Pastor Getro nasceu na cidade de Ourinhos, Estado de São Paulo, no dia 27 de setembro de 1938, filho do construtor Cornélio da Silva Camargo (In memorian) e da costureira Cantidiana dos Santos Camargo (In memorian).

Getro iniciou seus estudos em Ourinhos, onde viveu até os 20 anos, foi funcionário do cartório do ofício, funcionário do Bradesco, e em 1958 mudou-se para Lins, SP, para estudar no Instituto Americano daquela cidade, participando do pré-seminário até 1962, um ano de pré-seminário em Birigui/SP já com nomeação, e em 1963 começou a auxiliar como pastor, na cidade de Bilac/SP.

De 1962 à 1964 fez a faculdade de Teologia da Igreja Metodista de Rudi Ramos, em São Bernardo do Campo, por três anos, onde foi nomeado como pastor auxiliar em São Vicente/SP e na Vila Industrial/SP. Em 1965, foi nomeado como pastor para a 5ª região, que é a região de Nova Andradina, quando também atendia a Glória de Dourados e Deodápolis. Em 1966, no dia 09 de abril, casou-se com a senhora Elza Leal Camargo.

Em 1970, foi nomeado para cidade de Campestre, Estado de Minas Gerais, e no final deste ano foi transferido para substituir um pastor de Campo Grande (Canadense) que estava de férias no Canadá até o final de 1971.

Em 1971, no dia 14 de julho, nascia o filho Haldo Ely Leal Camargo, hoje com 38 anos, casado com Eni Leal da Silva Camargo. Getro e Elza tem três netos, Guilherme Augusto, Hemilly da Silva Leal Camargo e Handrei Leal da Silva Camargo.

Pastor Getro voltou para São Paulo, onde terminou o semestre do curso de Teologia, retornando a Nova Andradina, e em 1972 foi nomeado novamente para Nova Andradina, onde permaneceu alguns anos, atuou como professor primário na Escola Municipal do Córrego Bernardo. Em 1973 foi bibliotecário da Biblioteca Municipal, de 73 à 75 foi também Secretário de Gabinete do saudoso prefeito Alcides Menezes de Faria por três anos consecutivos.

Em 1976, foi nomeado para a cidade de Dourados, onde permaneceu como pastor por 10 anos, retornou à Nova Andradina, e após um período foi nomeado novamente para Campo Grande ficando pelo período de quatro anos, sendo então nomeado por mais cinco anos para a cidade de Presidente Prudente/SP. Em 1996, foi nomeado novamente para Nova Andradina, e permanece atuando até hoje.

Em 2008, recebeu Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

Em 2009, foi homenageado, com a queima da fogueira, pelos relevantes serviços prestados à Nova Andradina.

Na Câmara de Nova Andradina recebeu varias homenagens, sendo convidado por diversas vezes para participar de sessões solenes.

JORNAL O PIONEIRO - Em 1967, Nova Andradina não tinha nenhum jornal, apenas um alto falante, e sempre gostando de jornalismo, o Pastor Getro começou a escrever os primeiros jornais, juntamente com a sua esposa.

Os jornais eram mimeografados e depois foram impressos em Presidente Prudente, e recebeu o nome de “O Pioneiro”, com quatro folhas frente verso, que eram distribuídos na região no período de 1967 até 1970.

CIDADE SORRISO - Ao participar de um desfile de Sete de Setembro e observar de cima do palanque (caminhão), o Pastor Getro percebeu que apesar das crianças desfilarem pelas ruas empoeiradas da época, mantinham um grande sorriso, a partir da daí, cognominou a cidade de Nova Andradina de “Cidade Sorriso”.

A população ao ler o jornal deu seu apoio, assim como as escolas, e esse cognome permanece até hoje.

Com informações do radialista Cleverson Gouveia