Buscar

26/01/2023 às 08:47, Atualizado em 26/01/2023 às 14:03

“Grupo” questionam critérios utilizado pela SAD para a convocação de professores

Outro lado: SED afirmou que todos os critérios foram seguidos para a chamada dos aprovados

Nesta semana, a redação do Portal Nova Noticias, recebeu uma mensagem, onde um grupo de professores, questiona o critério utilizado pela SAD (Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul) para a convocação de professores.

Conforme a reclamação, a SAD, não respeitou a classificação de aprovação. Eles ainda relatam que sobraram poucas vagas para os municípios do interior.

Ainda de acordo com o denunciante, foi concentrado a chamada de forma desproporcional em Campo Grande, Ponta Porã e Três Lagoas.

A chamada aconteceu na segunda-feira, 23/01/2023, conforme diário oficial eletrônico número 11.055, porém, infelizmente, aconteceu de uma forma obscura, injusta e sem critérios bem definidos.

A Nova chamada, previa nomear 265 professores, sendo que desse total, 163 professores destinado apenas para Campo Grande.

Sendo assim, por exemplo: em Campo Grande chamaram até a 18° classificação na disciplina de ARTE e MATEMÁTICA até o 52° lugar, enquanto , em outras cidades do interior temos candidatos com uma melhor classificação em 2° e 3° lugar, que NÃO foram nomeados.

Resumidamente, concentraram a distribuição das vagas em poucas cidades, especialmente, Campo Grande, sendo que muitas outras cidades com lista de espera e a existência de vaga pura, não foram consideradas.

Fato esse que causa dúvida e indignação, quanto a seriedade e critérios utilizados para concretizar essa nova chamada do concurso, visto que, o ideal CORRETO e JUSTO, obviamente seria chamar todos os próximos da lista de espera respeitando a lista classificação dos aprovados.

Gostaríamos que essa dúvida que vem acompanhada do sentimento de injustiça fosse respondida pelo secretário de educação e administração SAD/SED MS

Outras dúvidas do grupo de professores que aguardam a chamada são:

1) Porque não contemplaram todos os próximos candidatos da lista de espera, conforme a classificação da aprovação onde existe vaga pura? E , se existe a possibilidade de acontecer essa chamada agora antes do início do ano letivo de 2023?

Segue a lista do total de chamadas no geral nas outras cidades.

Dourados - 39.

Três Lagoas - 29

Ponta Porã - 31

Corumbá - 8

Maracaju - 4

Nova Andradina - 3

Paranaíba - 3

Mundo Novo - 1

Amanbai - 5

Aral Moreira - 1

Coxim - 1

São Gabriel do Oeste – 1.

Outro lado

Em resposta, ao CampograndeNews, que também noticiou o fato, a SED afirmou que todos os critérios foram seguidos para a chamada dos aprovados.

“As Secretarias de Estado de Educação e de Administração (SAD) informam que a chamada de 265 novos candidatos aprovados no concurso SAD/SED/PROFESSORES/2022, para atuação na Rede Estadual de Ensino, anunciada pelo governador Eduardo Riedel na última semana e oficializada no dia 23 de janeiro de 2023, foi realizada respeitando os critérios estabelecidos em edital e objetiva concluir o preenchimento das 722 vagas disponibilizadas no certame realizado em 2022”, diz parte da nota.

Em relação ao número de vagas, a SED informa que em Campo Grande foi feito a chamada de 136 candidatos, por ser o município com maior número de aprovados e com mais oferta de vagas disponíveis.

“O edital previa a classificação conforme disponibilidade de vagas em cada município. No momento, não estão previstas novas chamadas”, finaliza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.