Buscar

12/11/2021 às 06:39, Atualizado em 11/11/2021 às 17:41

Governo reconhece situação de emergência em cinco cidades de MS

As cinco cidades ainda sofrem para reparar os estragos das tempestades, com vendavais, chuva e granizo em outubro, principalmente o destelhamento em centenas de residências

Cb image default
Foto: Divulgação Defesa Civil

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), reconheceu situação de emergência em Amambai, Eldorado, Itaquiraí, Japorã e Paranhos. O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial Eletrônico.

As cinco cidades ainda sofrem para reparar os estragos das tempestades, com vendavais, chuva e granizo em outubro, principalmente o destelhamento em centenas de residências, além de prédios públicos e privados, contabilizando danos consideráveis em galpões e outras estruturas, além do corte no fornecimento de energia elétrica decorrente da queda de árvores e galhos sobre a fiação elétrica, prejudicando a conservação do leite, ventilação de aviários, produção e escoamento de rações, carnes e hortifrutigranjeiros e outros produtos da agricultura familiar.

O reconhecimento abre possibilidade de o poder público pleitear recursos para dar resposta ao desastre. “Esses municípios decretaram Situação de Emergência e cumpriram o regramento. Fizemos o apoio técnico e estamos fazendo o levantamento para dar encaminhamento para o atendimento à população”, disse o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel bombeiro Fábio Catarinelli.

Entre os mais afetados estão produtores de melancia, comunidades indígenas, quilombolas e moradores das periferias. O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem, sob a coordenação da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

A publicação desta quinta-feira é resultado da reunião de 18 de outubro em que o governador Reinaldo Azambuja criou um grupo de trabalho para apoiar os municípios e restabelecer o fornecimento de energia elétrica, que estava interrompido em algumas cidades, inclusive cedendo aeronaves da Casa Militar para fazer o mapeamento das áreas rurais em que os postes foram derrubados.

Na ocasião, o governador pediu celeridade nas ações para apoiar as prefeituras na recuperação dos estragos e para restabelecer o fornecimento de energia.

Calamidade – A prefeitura de Sidrolândia pediu à Assembleia Legislativa reconhecimento de calamidade pública também por causa das tempestades de outubro. A solicitação ainda será votada em plenário.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.