Publicado em 08/08/2019 às 15:23, Atualizado em 08/08/2019 às 15:25

Governo quer transformar Morenão em Arena moderna para 35 mil torcedores

Estádio passará por revitalização com a primeira etapa já sendo concluída para o Estadual de 2020.

Redação,
Cb image default
Morenão poderá receber jogos nacionais com a revitalização (foto: Saul Schramm)

O Estádio Pedro Pedrossian, popularmente conhecido por Morenão, deve se tornar uma Arena moderna para receber eventos nacionais em breve e com capacidade para 35 mil torcedores. Pelo menos foi isso que o governo do Estado anunciou na terça-feira (6) através do secretário especial chefe de gabinete do governador Reinaldo Azambuja, Carlos Alberto Assis.

De acordo com o secretário, houve um entendimento entre o Ministério Público Estadual (MPE), o Governo do Estado e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para definir o projeto com viabilidade financeira para a revitalização do Estádio. A primeira fase da obra atenderá exigências do MPE, que interditou o estádio, visando a sua liberação para o Campeonato Estadual de 2020.

O Estado irá investir com recursos próprios utilizando verba do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor, vinculado ao Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de MS). A obra emergencial, estimada em R$ 4 milhões, será licitada e executada pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), cabendo à UFMS a realização do projeto técnico.

"O uso desse dinheiro para as obras no Morenão é um meio legal, considerando que existe uma relação de consumo por parte do público-torcedor e o estádio, objeto do projeto a ser financiado", explicou o superintendente do Procon, Marcelo Salomão. Ele adiantou que a liberação do valor a ser aplicado, a ser definido após a elaboração do projeto de restauração, depende de aprovação do Conselho Estadual do órgão, do qual faz parte o MPE.

Para o promotor Luiz Eduardo Almeida, que determinou a interdição do estádio, com base em laudo apontando riscos de grau médio em sua estrutura, a solução encontrada pelo Governo do Estado para investir na reforma do Morenão "é extremamente positiva". Ele comentou que a iniciativa e o interesse demonstrado pelo Estado geram uma forte expectativa para que as obras emergenciais se concretizem, atendendo itens como segurança e acessibilidade.

O secretário Carlos Alberto Assis destacou, durante a reunião, realizada na sede do MPE, que o governador Reinaldo Azambuja incluiu a restauração do Morenão dentre as obras prioritárias de seu governo, e pretende transformar o estádio, numa segunda etapa, em uma arena moderna para grandes eventos esportivos e entretenimento. Assis observou que esse projeto deverá ser viabilizado por meio de parcerias com a iniciativa privada.

Ficou definido, na reunião, que a UFMS fará o projeto técnico, a ser elaborado por engenheiros da universidade, com previsão de conclusão em 60 dias. A Agesul será convidada a integrar essa equipe para alinhamento nos detalhamentos e adequações previstos na obra. A restauração do estádio consistirá na recuperação hidráulica e elétrica, além de garantir maior acessibilidade e segurança. Está previsto também a instalação de um novo placar eletrônico.

"Será um ganho muito grande para o esporte e para Campo Grande", disse o secretário Carlos Alberto Assis. "O Governo do Estado vai iniciar e concluir a obra em tempo hábil para que o Morenão seja aberto no Campeonato Estadual do próximo ano", garantiu. É o sonho de todos, resgatar um patrimônio marcou o nosso esporte com um projeto que não acabará com sua reforma, mas transforma-lo em uma arena com lotação completa (35 mil pessoas)", enfatizou o reitor da UFMS, Marcelo Turine.

Com informações da assessoria do Governo do MS