Buscar

31/12/2017 às 13:14, Atualizado em 31/12/2017 às 16:16

Governo fará censo em 2018 para mapear violência contra mulheres na fronteira

A intenção é fazer um diagnóstico de como vivem as vítimas.

O Governo do Estado vai iniciar, em 2018, um censo para mapear a situação atual dos casos de violência contra as mulheres nas cidades das regiões de fronteiras do Brasil com Paraguai e Bolívia.

A proposta foi apresentada pela subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja e aceita pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Sul (Codesul).

Segundo nota do governo, a pauta foi apresentada em reunião ocorrida no início de dezembro em Porto Alegre (RS), com os três estados da região sul e Mato Grosso do Sul.

"Levamos esse problema ao conselho e percebemos que era uma preocupação comum a todos os estados”, explica Luciana. De acordo com ela, a intenção do mapeamento será produzir material que ajude a embasar políticas “que contribuam para melhorar a realidade, a qualidade de vida e reconhecer a importância dessas mulheres que vivem na região de fronteira para o desenvolvimento econômico e social de seus municípios", disse a responsável pela Pasta, Luciana Azambuja.

Foi editada resolução que institui um grupo de trabalho formado pelas representantes dos estados tanto das comissões de políticas para as mulheres quanto de segurança pública.

A intenção é fazer um diagnóstico de como vivem as mulheres na região de fronteira. Entre os problemas recorrentes já identificados nos municípios fronteiriços está o uso de meninas como “mulas” do tráfico, explica a subsecretaria.

Fonte - Correio do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.