Buscar

20/08/2021 às 14:44, Atualizado em 20/08/2021 às 17:15

Governo de nova Andradina realiza operação para salvar o rebanho bovino de pequenos produtores

Acordo com a Usina Santa Helena garante doação de cana-de-açúcar para tratar animais que estão passando fome nas áreas rurais do município

Cb image default
Divulgação

Em Nova Andradina, a estiagem combinada com baixíssima umidade relativa do ar e altas temperaturas tem causado prejuízos aos pequenos produtores e assentados devido à morte de centenas de cabeças de gado.

Para socorrer os pequenos rebanhos, o secretário de meio ambiente e desenvolvimento integrado (Semdi), Hernandes Ortiz, esteve nesta manhã desta quarta-feira (18) em reunião com a diretoria da Energética Santa Helena, acertando um importante acordo para beneficiar os agricultores familiares do município.

De acordo com o acerto, a empresa sucroalcooleira doará um grande volume de cana para tratar dos animais que estão passado fome. O segundo passo contará com os esforços da Prefeitura para operacionalizar a colheita e distribuição do suplemento doado.

O titular da Semdi, Hernandes Ortiz, afirmou que já entrou em contato com as associações e cooperativas dos assentamentos rurais para que utilizem os seus maquinários na colheita.

“A morte do gado está relacionada com a carência de pasto e desnutrição dos animais. Nosso agradecimento a Usina Santa Helena pela doação da cana para suplementar a alimentação dos bovinos”, relata.

Hernandes informou que a grande maioria das associações conta com máquinas e implementos agrícolas, entregues pelo governo municipal nos últimos 4 anos. Com o apoio dos profissionais da Semdi será realizado um trabalho de orientação e assistência técnica para ajudar os produtores na colheita da cana-de-açúcar.

É uma operação para salvar a vida dos animais e garantir o sustento das famílias”, finaliza o gestor da pasta da agricultura familiar.

Produtores comemoram a notícia

Os pequenos produtores rurais comemoraram o acerto entre Prefeitura de Nova Andradina e Usina Santa Helena.

Nas redes sociais, a publicação sobre este assunto na página oficial da Prefeitura rendeu elogios e agradecimentos à gestão do prefeito Gilberto Garcia e do secretário Hernandes Ortiz.

Nos comentários da postagem, mensagens como “Parabéns pela preocupação, me candidato para esse feito” (Elier Xavier); “Nosso gado tá precisando. Como adquirir?”( Aparecida Soares) e “Estamos precisando muito desse apoio” (Claudia Eliana Breuer Vicente) puderam ser vistos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.