Publicado em 09/06/2017 às 20:00, Atualizado em 09/06/2017 às 17:59

Gestores da Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina visitam Projeto Âncora em Cotia-SP

No final do dia, aconteceu uma roda de conversa entre os gestores, educador anfitrião e educandos da escola para esclarecimentos e análise das vivências do dia.

Redação,
Cb image default
Os gestores ficaram admirados com o excelente trabalho feito no Projeto Âncora

No último dia 31 de maio, o projeto Âncora recebeu em suas dependências gestores da Rede Municipal de Ensino do município de Nova Andradina. O objetivo da visita, foi analisar os métodos de ensino utilizados pela fundação/escola, que considera prioritariamente as relações humanas numa perspectiva de educação inovadora voltada para as metodologias ativas.

Ocupando uma área de 11 mil metros quadrados, em meio a muito verde, e tendo ao centro um circo, o Âncora é uma ONG que mantem uma escola inovadora inspirada na Escola da Ponte, mas que hoje segue suas próprias experiências. Tendo por base os PCNs e o desenvolvimento de habilidades e competências, o Âncora centra sua ação pedagógica na autonomia da criança, que desde cedo é estimulada para buscar seus interesses e organizar seu aprendizado de modo responsável com a ajuda de um tutor.

A instituição foi apresentada por duas alunas através de visitas aos espaços de aprendizagens, destacando a funcionalidade e a forma como os próprios alunos organizam, sob a mediação dos educadores, os seus horários de estudos. No decorrer do dia os gestores acompanharam ativamente o desenvolvimento das atividades em todos os ambientes e inclusive participaram das refeições junto com os educandos.

O que se destacou na visão dos gestores foi a capacidade dos próprios educandos organizarem seus roteiros de estudos semanal e quinzenal e também a autonomia que possuem para decidirem sobre as questões de interesse particular e em grupos de relacionamentos, sendo mediada por tutores. Outro fator em destaque é a maneira de como cada educador age em relação as suas responsabilidades e a satisfação demonstrada pelas crianças, através das palavras e do brilho nos olhares por estarem vivenciando tudo que a escola proporciona.

No final do dia, aconteceu uma roda de conversa entre os gestores, educador anfitrião e educandos da escola para esclarecimentos e análise das vivências do dia.

Para o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Fabio Zanata, “a visita foi muito produtiva, uma vez que necessitamos desenvolver metodologias que atendam a demanda atual. A cada dia a educação apresenta novos desafios e diante disso precisamos sempre buscar novas alternativas para oferecer o que há de destaque no contexto educacional, proporcionando assim um melhor desenvolvimento. Diante de tudo que presenciamos, ficou evidente que é possível fazermos um pouco mais, considerando a nossa realidade, valorizando realmente as características voltadas para as ações autônomas”.