Buscar

26/07/2025 às 13:00, Atualizado em 26/07/2025 às 11:57

Frigoríficos lideram ranking de acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul

Conforme o relatório, as lesões mais frequentes ocorreram nos ombros, com 53 registros

Cb image default
Foto - Reprodução Correio do Estado

Nesta semana, o levantamento do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, mostrou que, em 2024, o setor frigorífico, que reúne as atividades de abate de bovinos, suínos e aves, liderou o número de afastamentos por acidente de trabalho em Mato Grosso do Sul. A pesquisa foi elaborada com base em dados entre 2012 e 2024, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No levantamento, foram registrados 208 afastamentos (6,16% do total no estado) no segmento de abate de reses, e outros 203 (6,01%) nas atividades de abate de suínos, aves e pequenos animais.

Conforme o relatório, as lesões mais frequentes ocorreram nos ombros, com 53 registros, o que representa 18,7% dos casos. Em seguida aparecem fraturas ao nível do punho e da mão, com 25 casos, sinovite e tenossinovite, com 19 casos, luxações e entorses no joelho, com 12 casos e fratura do pé.

A análise histórica realizada pelo Observatório com dados mostrou ainda que a ocupação mais frequentemente relacionada a acidentes no setor frigorífico é a de alimentador de linha de produção, responsável por 32,6% das notificações.

Após a indústria frigorífica, os supermercados e hipermercados vem em segundo lugar entre os setores com maior número de afastamentos por acidentes de trabalho no Estado. Nesse setor, o levantamento mostrou 166 afastamentos. Na sequência vem o setor de transporte rodoviário de carga, com 153 casos, e a administração pública com 119 casos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.